Ticker

6/recent/ticker-posts

Você tem medo de falar em público? Saiba como superá-lo!



Você tem medo de falar em público? Acredite, essa é uma preocupação que afeta muitas pessoas e tem até nome: glossofobia. Contudo, às vezes, isso traz prejuízos no dia a dia, como a dificuldade para fazer uma apresentação de trabalho, entrevista de emprego ou demais situações que exigem discursos para vários indivíduos.

No entanto, e se falarmos para você que é possível superar esse medo aos poucos e desenvolver as habilidades interpessoais? Duvida? Então, confira algumas dicas que ajudam a enfrentar esse problema e fazer apresentações com mais facilidade!


Olhe para o público ao apresentar e discursar

Pode parecer controverso, mas olhar para quem você está discursando ajuda muito a controlar a ansiedade e o medo de falar em público. Afinal, é possível conferir se todos estão entendendo o que está dizendo e se sentir mais à vontade, como se estivesse apenas conversando com uma pessoa.

Não tente decorar o conteúdo

Decorar uma fala só traz tarefas a mais para você administrar no momento da apresentação. Desse modo, apenas tenha em mente o que precisa ser dito e deixe que as palavras venham naturalmente.

Pratique com o espelho e com outras pessoas

Outro fator que ajuda muito a superar o medo de falar em público é a prática. Não tem como se apresentar para muitas pessoas? Então, experimente falar em frente ao espelho. Assim, você vai ganhando confiança e se acostumando a fazer apresentações e discursos.

Quando sentir mais facilidade com a prática, experimente falar na frente de outras pessoas, como amigos e familiares. Assim, dá até para receber um feedback e saber o que ainda pode ser melhorado ou o que você já domina.

Fale devagar e lembre-se de respirar

Às vezes, ao se deparar com um público e começar a sentir um nervosismo, uma pessoa começa a falar mais rápido para que o momento acabe o quanto antes. No entanto, isso acaba aumentando a ansiedade e dificultando o entendimento do discurso.

Desse modo, sempre que surgir aquela pontada na barriga por conta do medo de se apresentar, o melhor é se lembrar de respirar e tentar falar naturalmente.

Estude o seu conteúdo

Quando você domina o que está apresentando, é bem mais fácil se sentir confortável ao falar em público. Por esse motivo, estude o seu conteúdo. Assim, é possível eliminar a insegurança e ter mais propriedade no discurso.

Observe a sua postura corporal

A postura que você assume ao falar interfere tanto no seu discurso quanto na recepção do público. Por isso, para facilitar na hora de se apresentar, tente deixar as costas retas e os ombros alinhados; assim, o peito não fica muito aberto nem fechado. Além disso, mantenha o queixo paralelo ao chão, olhando para a sua frente, sem inclinar a cabeça para trás ou para frente. Isso ajuda a demonstrar confiança, sem exageros ou insegurança.

Superar o medo de falar em público é um processo gradual. Com o tempo, é possível se comunicar de uma maneira mais natural e assertiva, fazendo com que as inseguranças sejam superadas. Assim, dentro do seu próprio ritmo, você consegue um bom desempenho durante as apresentações e descobre como se sair bem na faculdade e se preparar para o mercado de trabalho.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!