Ticker

6/recent/ticker-posts

Projeto prevê que carros identifiquem motoristas bêbados e os impeça de dirigir




Um projeto em tramitação no Congresso dos Estados Unidos pode impedir que motoristas embriagados possam dirigir, já a partir de 2027. 

Para tanto, o projeto prevê que as empresas de carros tenham um papel mais ativo na prevenção de acidentes, possibilitando que os veículos sejam capazes de identificar motoristas bêbados. Um dos desafios, por enquanto, são as tecnologias de detecção de álcool, que ainda estão em desenvolvimento. 





Isso porque, embora já haja bafômetros em uso e que podem ser acoplados ao veículo para que o motorista consiga dar a partida, eles ainda têm uma margem de erro, que poderia prejudicar pessoas sóbrias, que não conseguiriam ligar o carro.

Até por conta disso o projeto não define qual tecnologia seria utilizada e governos de vários países trabalham em alternativas, como uma tecnologia que monitora o ar no interior do veículo - o desafio, ao que parece, seria distinguir motorista e passageiros. 





 

Um outro projeto mede os níveis de álcool no sangue através da pele do motorista, no momento em que ele da a partida no veículo. O problema deste sistema, é que por enquanto ele não é capaz de medir a quantidade de álcool no sangue, apenas de identificar se ela existe. 

FONTE OLHAR DIGITAL

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!