Ticker

6/recent/ticker-posts

Prefeitura e Comasi promovem 7ª Conferência Municipal de Assistência Social



Com tema central – ‘Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social’ - Itupeva promoveu, nesta sexta-feira (27), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento foi no Conselho Municipal de Assistência Social de Itupeva (Comasi), junto com a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Representando o prefeito Marcão Marchi, o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa, participou do cerimonial de abertura e destacou a importância da Conferência e a quantidade de pessoas envolvidas com o evento.

“Desde o início da gestão do prefeito Marcão Marchi, trabalhamos para cuidar das pessoas que mais necessitam, das pessoas vulneráveis, e esta Conferência busca valorizar, ainda mais, esse assunto, por isso a importância de cada um de vocês aqui presente, pessoas que trabalham como voluntários. Estou feliz de ver a quantidade de pessoas que hoje estão participando dessa Conferência. Geralmente a sociedade clama e reclama e, nos momentos em que tem espaço para debater, participar e dar sugestões para melhorar as políticas públicas, ela se ausenta. Por isso estou muito feliz e agradeço a todos que estão aqui hoje”, comentou Alexandre Mustafa.



A mesa também foi composta pelo presidente do Comasi, Eduardo Ribeiro, pela secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, e, pelo vice-presidente da Câmara Municipal, César Farali, que representou o presidente Jota Junior no evento.

“A presença e a importância dos Conselhos, tanto na esfera Municipal quanto Estadual e Federal, é mostrar a garantia de direitos da população em trazer suas demandas para dentro dos Conselhos e, com isso transformarmos em um assunto para que possamos discutir e levar ao Poder Público e, na sequência, trabalhar em benefícios dos que mais necessitam. Sendo assim, hoje é um dia importante para Assistência Social de Itupeva”, explicou Eduardo Ribeiro.

“Hoje é um dia muito importante, não somente para a Assistência Social, mas para toda cidade. É o momento de levantarmos propostas que vão beneficiar aquelas pessoas que mais precisam, contamos com a ajuda de todos e sempre ressalto que a Secretaria não faz nada sozinha”, falou Aline Alves, secretária de Desenvolvimento Social.

“É um grande prazer e muita responsabilidade estar aqui hoje representando o Legislativo, neste evento de extrema importância, em que serão debatidos assuntos de Assistência Social, para colocarmos em prática, em prol da população itupevense”, disse César Farali.

 

Também estiveram presentes no evento, os vereadores Eduardo Custódio (Duzinho) e Valdemir Rodrigues da Silva (Grandão).

Neste ano, as discussões foram divididas em cinco eixos:

EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Durante o evento também foram votados os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social, além de uma palestra, ministrada por Mirela Ferraz (Assistente Social da Prefeitura de São Paulo.


Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!