Ticker

6/recent/ticker-posts

Livro que resgata inspirações de Tarsila do Amaral será lançado em setembro



Em homenagem a artista que viveu parte da infância em Itupeva e também resgatar e também proporcionar um rico conteúdo de cultura às crianças da rede municipal de ensino, o livro ‘O Mundo Colorido de Tarsila do Amaral’ será lançado na primeira quinzena de setembro, mês que é comemorado o 'Mês Tarsila do Amaral' em Itupeva.

Para marcar esse anúncio, o prefeito Marcão Marchi, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa, e do secretário de Educação, Fábio José de Andrade, recebeu, na manhã desta terça-feira (24), a visita de Tarsilinha, sobrinha-neta e curadora das obras de Tarsila do Amaral.

O encontro foi no Paço Municipal e também contou com a presença da escritora Patrícia Secco e da representante da empresa Foccus, Stelita Paes.



Durante a visita, o prefeito Marcão Marchi entregou e apresentou o livro ‘O Mundo Colorido de Tarsila do Amaral’, produzido em Itupeva, em parceria com a empresa Foccus, por meio da escritora Patrícia Secco, a partir de um trabalho desenvolvido em toda a Rede Municipal de Ensino, juntamente com os alunos, nos dois últimos anos e meio, participando de um projeto de releitura de Tarsila do Amaral, cidade em que ela esteve por muitas ocasiões em sua infância, na adolescência e na fase adulta.

Inclusive, muitas obras da artista foram inspiradas nas paisagens de Itupeva e o livro conta a história de uma garotinha, chamada Maria Laura, que percorre a cidade, como se fosse Tarsila em sua infância.

Após receber o livro, Tarsilinha demonstrou muita emoção e foi informada sobre o lançamento oficial desta obra, prevista para a primeira quinzena de setembro, a partir de uma atividade on-line. “Nesta ação contaremos com a presença da escritora Patrícia Secco e também de Tarsilinha, que abrilhantarão este lançamento”, confirmou o prefeito Marcão Marchi.

Já o vice-prefeito, Alexandre Mustafa, afirmou que participar deste momento, ao lado de Tarsilinha e Patrícia, foi uma grande alegria. “Por isso, sempre digo ao prefeito Marcão Marchi que estamos no caminho certo. Itupeva é a cidade do turismo, do desenvolvimento e também da educação, da cultura e a cidade de Tarsila do Amaral”, comentou.

Todos os alunos da Rede Municipal de Educação já receberam esse livro – que foi elaborado, composto e impresso exclusivamente para o município de Itupeva-  realiza, neste momento, uma releitura, tendo como referência, ‘O Mundo Colorido de Tarsila do Amaral’. 

Tarsilinha agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Itupeva. “Eu fiquei emocionada por esse gesto, que demonstra o carinho que todos têm por minha tia-avó, Tarsila do Amaral, que pintou, exaustivamente, as paisagens desta região. Portanto, ela tinha uma ligação muito forte na infância e adolescência e passou sua vida inteira nesta região. Esse livro resgata a sua relação com Itupeva e também demonstra isso para os alunos, que estão aprendendo, um pouco mais, sobre a minha tia-avó”, disse.

Já a escritora Patrícia Secco destacou que participar deste projeto é um sonho realizado. “Afinal, poder mostrar para as crianças da cidade, que elas vivem no local onde a maior pintora do Brasil se inspirou para fazer os quadros, que são reconhecidos mundialmente, é o maior presente que podemos oferecer para elas. Foi essa a razão e motivação para criar esse projeto e graças a perseverança e ao apoio do prefeito Marcão Marchi, Mustafa e Fábio, hoje pôde ser concretizado”, afirmou.



Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!