Ticker

6/recent/ticker-posts

Itupeva - Plano de contingenciamento é criado para demanda reprimida de pacientes ginecológicas


Por causa da demanda reprimida de pacientes ginecológicas, por conta da pandemia do Coronavírus, e, consequente redução dos atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde tem promovido uma reestruturação, por meio de um plano de contingenciamento para atender este público.

“Diante disso, para sanar este problema, criei uma coordenação técnica na área de Ginecologia e, posteriormente, vou implantar o Ambulatório de Ginecologia no Hospital Municipal, que iniciará suas atividades em setembro, com o objetivo de atender essa demanda reprimida”, explicou a secretária municipal de Saúde, Luciane Alves da Cunha.

Além disso, outra novidade é a nomeação de Claudia Celina, que atua como ginecologista e passará a ocupar a função de coordenadora da Ginecologia e Obstetrícia das Unidades Básicas de Saúde.

“O grande desafio é responder as expectativas que a mim foram confiadas. Tenho por objetivo ajudar os meus colegas que já estão na rede e que já fazem um bom trabalho, a melhorar o atendimento aos pacientes”, comentou Claudia Celina.

Por sua vez, Luciane destacou que Claudia Celina já vem atuando no município, inclusive com treinamento prático junto as enfermeiras, que farão o primeiro atendimento do pré-natal (de baixo risco).

“O propósito desta ação é aumentar o volume e a qualidade de atendimento, através da utilização do conhecimento transferido às enfermeiras”, explica Claudia.

Esse treinamento tem ocorrido no CSIII, nos mesmos dias de atendimento da médica, ou seja, de segunda, quarta e quinta, das 7 às 12 horas. “A cada dia existe uma rotatividade entre as enfermeiras, a fim de que todas possam ser treinadas. Após esse treinamento, elas estarão aptas para executarem o pré-natal de baixo risco, intercalando com o atendimento do obstetra da sua unidade básica de saúde, sempre com a minha supervisão online, através do WhatsApp”, detalhou a ginecologista.

Nesta quarta-feira (11), Claudia recebeu a enfermeira Elaine Cristina Pereira, que atua na UBS Monte Serrat. “A experiência de hoje foi muito produtiva, pois pude compartilhar na prática o que transmiti na teoria”, completou.

Saiba mais - O pré-natal é o atendimento de gestantes, desde o teste de gravidez positivo até o nascimento do bebê.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!