Ticker

6/recent/ticker-posts

É possível estabelecer prioridades financeiras ganhando pouco?

 


Veja como estabelecer prioridades financeiras a partir de um planejamento financeiro sério mesmo que a sua renda seja pequena. 

Muitas vezes quem conta com uma renda limitada acredita que prioridades financeiras e planejamento não são para si. Contudo, será que essa é uma verdade? Hoje iremos desmistificar o assunto. Portanto, não deixe de conferir!

O controle financeiro se faz necessário para todas as pessoas, independentemente de sua renda. Igualmente, para quaisquer ações financeiras, como obtenção de crédito pelo empréstimo online, requer essa organização.

Especialmente, aliás, se você tem uma renda limitada. Por isso, não caia no mito de que quem ganha pouco não pode ter prioridades ou alcançar objetivos financeiros. Abaixo, veja como se organizar e como dar uma guinada nas suas finanças.

Prioridades financeiras: saiba o que são

Como o nome já indica, as prioridades financeiras nada mais são do que a estipulação do que é uma prioridade no seu orçamento. Isto é, o planejamento que leva em consideração o que é indispensável no seu dia a dia.

A partir disso, então, você pode encontrar formas de lidar melhor com seu dinheiro. Com isso, por exemplo, torna-se possível garantir as suas necessidades essenciais e, ainda, encontrar formas de conquistar seus objetivos.

Nesse sentido, considere que é impossível conquistar seus sonhos sem que você garanta o básico. Somente depois desse, então, torna-se possível dar passos maiores na sua vida financeira.

Por que você deve definir prioridades no seu planejamento financeiro?

Mesmo quem ganha pouco pode obter o controle financeiro para conquistar seus sonhos. Não só para isso, mas também para garantir que terá à disposição todas as necessidades básicas diárias de qualquer cidadão.

Ter uma baixa renda, então, não é desculpa para não ter um planejamento financeiro. Em verdade, nesses casos ele se faz ainda mais necessário. E, para funcionar, ele precisa de definição das prioridades.

Por exemplo, elas dirão respeito aos gastos de moradia, alimentação, educação, saúde e vestimentas. Essas são as prioridades. Somente depois delas, então, segue-se a outros tipos de gastos, como viagens, obtenção de imóveis e automóveis.

Abaixo, então, confira como definir suas prioridades em relação às suas finanças, mesmo que sua renda seja baixa. Com nossas dicas, você pode organizar a sua vida financeira e conquistar seus sonhos.

Como definir prioridades financeiras mesmo ganhando pouco

Nos itens abaixo você encontra dicas de como obter um planejamento financeiro e definir as suas prioridades. A partir disso você pode aprender a usar seu dinheiro de melhor forma, ao mesmo tempo em que se prepara para conquistar seus objetivos.

Anote tudo o que ganha e como gasta

Primeiramente, para ter um planejamento financeiro e definir prioridades é essencial que você tenha conhecimento sobre tudo o que você gasta. Igualmente, de qual é sua renda, considerando-se a fixa e a variável.

Saiba exatamente quanto irá ganhar em cada mês. Ainda, calcule horas extras e todas as outras parcelas adicionais que você poderá receber. Tenha esse controle para ajudar você a ter conhecimento do dinheiro que irá dispor.

Ainda, saiba no que você gasta seu dinheiro. Para isso, liste quais são os seus gastos fixos. Considere, para tanto, aluguel, condomínio, alimentação, mensalidades e outros gastos que se repetem mês a mês e que seguem um padrão. Além disso, pense nos gastos que são periódicos.

Igualmente, use um aplicativo próprio que liste e identifique todos os seus gastos de forma automática. Assim, qualquer compra, por menor que seja, não ficará despercebida.

Tenha metas para diferentes épocas da vida

Ainda, para que você possa ter prioridades financeiras e um planejamento financeiro de qualidade, pense nos seus objetivos financeiros de acordo com as fases da sua vida. 

Por exemplo, seu objetivo em curto prazo pode ser uma viagem. Além disso, para um período maior você pode pensar na compra de um imóvel próprio ou de um automóvel. Igualmente, não deixe de pensar na velhice e no que precisa para manter a qualidade de vida.

Defina as categorias do seu orçamento

Outro ponto importante é que o seu orçamento seja desenvolvido de acordo com as suas categorias de gastos. Pense nelas enquanto fixas e variáveis. Igualmente, as divida em blocos como alimentação, lazer, educação, transporte e outros.

Trace um plano de ação para sair das dívidas

Caso você esteja endividado, esse é o momento de pensar em como resolver a sua situação e sair do vermelho. Por isso, não deixe de elencar e listar as suas dívidas. Da mesma forma, quem são os credores e as formas de quitá-las.

Uma forma de fazer isso é entrar em contato com os credores e negociá-las. Igualmente, não deixe de considerar um empréstimo online com taxas menores, como o empréstimo com garantia de veículo, para concentrar as dívidas em uma só parcela com taxas de juros menores.

Faça listas e evite compras por impulso

Vai às compras do supermercado? Tenha, então, uma lista com o que você irá comprar em mãos. O mesmo vale para compras de roupas e outros itens.

Isso ajuda no controle financeiro e a comprar realmente o que você precisa, evitando estoques desnecessários ou compras por impulso.

Da mesma forma, cuidado com as compras no cartão de crédito com ofertas que parecem imperdíveis na internet. Controlar seu impulso é ideal para o planejamento financeiro e respeito às prioridades.

Busque novas fontes de renda

Por fim, procure formas de aumentar a sua renda. Você pode prestar serviços como freelancer e encontrá-los em plataformas online. 

Outras ideias correspondem à representação e revenda de marcas, abertura de e-commerce e uso de suas habilidades para prestar serviços ou vender produtos.

Crie o hábito de acompanhar suas finanças

Ainda, não basta fazer um orçamento uma vez só. É preciso sempre atualizar as suas prioridades financeiras e o seu planejamento. Para isso, é ideal que você acompanhe suas finanças constantemente. Assim, você identifica novas necessidades de ajustes.

Considerações finais

Independentemente da sua renda, o planejamento financeiro e a estipulação de prioridades são possíveis. Além disso, são ideais para que a sua renda abarque o mínimo necessário à subsistência e a conquista dos seus sonhos.

Sobre JB

Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.

Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e nosso canal no Youtube.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!