Ticker

6/recent/ticker-posts

Criação da Região Metropolitana de Jundiaí é tema de Audiência Pública



O prefeito Marcão Marchi, o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa, os secretários municipais e vereadores de Itupeva, participaram, na manhã desta sexta-feira (6), de Audiência Pública sobre a criação da Região Metropolitana de Jundiaí.

O evento, com a presença do governador João Doria e também do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, foi no Teatro Polytheama, reunindo chefes do Executivo das sete cidades que compõem a atual Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ): Luiz Fernando Machado (Jundiaí), Rodolfo Braga (Várzea Paulista), Antônio Carlos Mangini (Cabreúva), Luiz Antonio Braz (Campo Limpo Paulista), Estanislau Steck (Louveira) e Débora Prado (Jarinu), além de profissionais da saúde e demais autoridades.

Durante a audiência pública foram apresentados estudos da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, que apontam a criação da Região Metropolitana de Jundiaí. “Os estudos demonstram um salto extraordinário no desenvolvimento econômico da região. Há dez anos, quando foi criada a Aglomeração Urbana de Jundiaí, o PIB era de R$ 51 bilhões e, hoje, é de R$ 73,5 bilhões. Outro ponto considerável é o nível de interação entre os sete municípios da região, com o dobro da média do estado, sendo um dos fatores mais determinantes para uma unidade regional, assim como a localização estratégica, num corredor de exportação importante, com infraestrutura logística muito grande”, descreveu Marcos Campagnone, que atua como consultor da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, considerou esse momento “histórico” para a região de Jundiaí. “A criação da Região Metropolitana de Jundiaí representa o processo de modernização do estado, que trará benefícios para a população, visando planejamentos para o futuro, bem como a criação de um conselho que definirá rumos para a região, além do fundo de desenvolvimento para receber investimentos, inclusive do exterior, organizando órgãos e repartições estaduais, estreitando, ainda mais, o governo do estado, os municípios e a sociedade como um todo”, disse.

O governador João Doria também enfatizou a importância desta audiência pública em Jundiaí. “Essa audiência pública que estabelece a criação da Região Metropolitana de Jundiaí é fundamental, pois esse passo mudará a vida da população, trazendo melhorias em todas as áreas, com ações mais integradas, fortalecendo a captação de investimentos internacionais. Ou seja, é um ganho extraordinário, que agora está materializado e será encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa de São Paulo”, confirmou.

Por sua vez, o prefeito Marcão Marchi ressaltou que a criação desta nova regionalização sempre foi um sonho dos municípios que compõem a região. “Por isso, este momento é um marco histórico para o desenvolvimento dessas cidades, sendo que está prestes a se tornar Região Metropolitana de Jundiaí, trazendo mais independência nas decisões e melhorias do estado para todos os municípios nas áreas de transporte, saúde, educação, segurança, entre outras”, concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!