Ad Code

Ticker

6/recent/ticker-posts

Petroperfil de Itupeva ganha Menção Honrosa no 26. Premio Fiesp de Merito Ambiental


A empresa Petroperfil de Itupeva ganhou a Menção Honrosa no 26. Premio Fiesp de Merito Ambiental na categória MICRO E PEQUENO PORTE. O evento aconteceu no último dia 30 de junho.
O Premio Fiesp de Merito Ambiental visa premiar ações que promovam o bem-estar social e ambiental já têm espaço garantido no dia a dia das organizações e demostram que exercem significativo impacto nos objetivos e valores, e também na estratégia e visão da empresa. O Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental é a evidência disso. Há 26 anos, a premiação reconhece e valoriza os melhores projetos do setor industrial que promovem o crescimento sustentável e a conservação dos bens naturais. Em razão da pandemia da Covid-19, esta edição do Prêmio contempla inscritos neste ano e em 2020.
A cerimônia de premiação aconteceu em transmissão on-line. Nesta edição, 40 empresas enviaram seus projetos para concorrer ao mérito. O evento marca o fim do mês dedicado ao Meio Ambiente, uma vez que o Dia Mundial do Meio Ambiente é vivenciado sempre em 5 de junho de cada ano.
Anícia Pio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS) da Fiesp, apresentou os principais resultados das 26 premiações realizadas e fez questão de afirmar que todas as ações reconhecidas foram iniciativas voluntárias, ou seja, além do que a legislação ambiental exige de cada empresa. “Nosso objetivo é valorizar publicamente as companhias e também os seu colaboradores que fizeram e fazem os projetos saírem do papel. Tudo isso para demonstrar o quanto a indústria contribui e está comprometida com a sustentabilidade”, disse, ao contextualizar a importância do Prêmio.
De 2005 para cá, 380 empresas participaram do Prêmio, o que representou a soma de 702 projetos inscritos. O resultado das iniciativas possibilitou que 10,4 milhões de toneladas de resíduos sólidos deixassem de ser geradas e 430 mil toneladas de insumos e matérias-primas não fossem descartadas. Juntos, esses e vários outros indicadores resultaram em economia de R$ 2,6 bilhões para as empresas autoras dos projetos.

Os números provam que a ética empresarial se aperfeiçoa de modo constante, com projetos que visam a sustentabilidade em qualquer campo (ambiental, social ou econômico), cada vez de forma mais destacado e já passaram a fazer parte do planejamento e desenvolvimento das companhias.
O reconhecimento às empresas premiadas se dá por meio de troféus e placas de menção honrosa. Foram homenageados projetos finalistas nas categorias médio e grande porte e micro e pequenas empresas.
Nelson Pereira dos Reis, vice-presidente da Fiesp e diretor titular do Departamento de Desenvolvimento Sustentável (DDS), da Fiesp e do Ciesp, afirmou que este é um momento muito especial e considerou que, passando a pandemia, deverá ser registrado um forte crescimento econômico, mas com novas premissas.
“Temos muitas dúvidas do que será este ‘novo normal’, mas, temos uma certeza: a necessidade imediata da chamada economia verde. Não serão mais aceitos padrões de consumo e produção que não sejam sustentáveis. As 26 edições deste prêmio são a prova de que certamente a nossa indústria está comprometida com o desenvolvimento sustentável e tende a intensificar suas ações neste sentido”, ressaltou.
Kalil Cury Filho, que é membro do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema), da Fiesp, e colíder de Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos da Coalizão Brasil, Clima Florestas e Agricultura falou sobre a nova visão da sustentabilidade.
De acordo com ele, de um tempo para cá tem ocorrido a transição de uma economia tradicional para a modalidade colaborativa, ou seja, uma economia de fato regenerativa. “Incorporamos práticas de uma economia circular e estamos colocando em atuação o conceito de descarbonização da economia. Hoje, a sustentabilidade não é mais escolha. É condição. Não é mais custo. É investimento. Lucro e responsabilidade andam juntos e produtos com menos impacto, menos emissão, terão mais valor, mais atratividade”, complementou.
Os diretores das Micro-Química e da Toyota, empresas vencedoras de edições anteriores do Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, apresentarem os seus cases reconhecidos pela comissão julgadora em edições anteriores e falaram da importância de terem um projeto certificado pela premiação.
Assista a live de premiação:

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!

Ad Code