Ad Code

Ticker

6/recent/ticker-posts

Clima frio no ambiente de trabalho. E aí, como o corpo reage?

Quem aqui sente muito frio? Levanta a mão! Ok, vamos fazer outra pergunta: Quem aqui não gosta do frio? Estamos no período mais glacial, o tão conhecido, amado e ou odiado, inverno. É sobre ele e como ele age em nosso corpo que iremos falar hoje...

Então, em algumas regiões do país, as temperaturas chegam a 0º graus e outras ficam entre 10 e 15º graus. Considerando que o nosso corpo tem uma temperatura média de 36,5º C, esse clima se torna incômodo para muitas pessoas. Inclusive, aqui na Aglomeração Urbana de Jundiaí está assim, a temperatura está baixa. No corpo estão espalhados diversos sensores e são eles os causadores das sensações de frio e calor que sentimos. Os mesmos variam de pessoa para pessoa, o que explica porque algumas pessoas sentem mais frio que outras. Há também pessoas que têm sensores concentrados em determinada região do corpo, assim também explica porque sentimos mais frio nas mãos ou nos pés, por exemplo.

Agora queremos falar sobre diferença sobre home  e mulher. Em relação a mulher sentir mais frio que o homem, a explicação está relacionada a composição muscular. Geralmente os homens têm em média 40% de massa muscular, já as mulheres a média é 25%. A gordura corporal ajuda a amenizar a sensação, porque ela se torna um isolante térmico (uma manta térmica), porém, quem produz energia para gerar o calor são os músculos, por isso, quanto mais músculo, menos frio teremos.

E sabe quando dá aquela sensação de tremedeira e queixo batendo por causa daquele vento gelado? É uma reação do seu corpo. Então, aqui vai uma dica sobre isso, movimentar-se ajuda o seu corpo a se aquecer e os tremores causados pelo frio, porque, no caso, é o corpo tentando produzir calor para compensar a perda de temperatura corporal.

Quando ocorre essa perda de temperatura do corpo, acontece a chamada vasoconstrição, ou seja, “é o processo de contração dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares), em consequência da contração do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos.

Diferente disso, quando a  temperatura do corpo se eleva, ocorre a vasodilatação, que “é o processo de dilatação dos vasos sanguíneos, em consequência do relaxamento do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos.

LÁBIOS RACHADOS – A pele da boca é mais fina e sensível, sendo mais favorável a ressecar e rachar.

IR AO BANHEIRO COM FREQUÊNCIA – Isso ocorre porque diminuímos a nossa transpiração no inverno e a eliminação é através da urina.

MÃOS E PÉS GELADOS – Os principais órgãos do corpo humano como cérebro, coração, pulmão, precisam ser protegidos quando o corpo está submetido a baixa temperatura, isso porque é preciso bombear mais sangue para esses órgãos, resultando em mãos e pés frios.

Inclusive no inverno algumas doenças ocupacionais são acentuadas como a LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Isso porque ocorre a tensão dos músculos para produzir energia. Os músculos são geradores de calor no nosso corpo, e em dia mais frios eles são mais exigidos. Eles se contraem mais para gerar o calor necessário para aquecer o corpo. Desta forma, ficam mais tensos e também rígidos, causando dores e reduzindo a produtividade durante o período de trabalho.

Vale lembrar que na Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia, indica a temperatura recomendada para os ambientes de trabalho:

No artigo “17.5. Condições ambientais de trabalho”, cita o item:

b) índice de temperatura efetiva entre 20º C (vinte) e 23º C (vinte e três graus centígrados)

DICAS AMENIZAR O FRIO NO AMBIENTE DE TRABALHO

É fato que ficar com pés gelados não é a melhor das sensações. Para colaborar na melhora desse frio, segue algumas sugestões para sua empresa:

TAPETE ANTIFADIGA – Você que trabalha em pé o dia todo e que fica com as pernas diretamente em contato no chão, deve sentir aquela sensação de frio por todo o corpo. Quem é muito friorento, ficar com pés e mãos gelados é o mesmo que estar com o corpo todo sentindo frio. E um produto que se destaca além de todos os benefícios que ele proporciona como bem-estar e conforto para o trabalhador, é ser também um isolante térmico. O Tapete Ergonômico Antifadiga evita o contato direto com o chão e ajuda a bloquear a temperatura do solo com os pés. Além disso, ele tem outras características como é um produto Ergonômico aprovado por profissional de Medicina do Trabalho, superfície com textura antiderrapante, evita tropeços por ter bordas e estimula a circulação sanguínea.

ESTEJA AGASALHADO – Se a sua função lhe permite, além dos casacos “pesados” (aqueles mais quentes) use cachecol e luvas, se for possível. Há quem opte por usar alguma meia de lã por baixo da calça e ainda touca.

GINÁSTICA LABORAL – Se a sua empresa oferece essa atividade, pratique. O corpo em movimento irá proporcionar conforto térmico para os dias frios.

Criada em 2010, a Equilibrium Fisioterapia e Ergonomia é uma empresa que atua no desenvolvimento e implantação de Programas de corporativos de Qualidade de Vida, Prevenção e Promoção da saúde e Ergonomia. Quer conhecer mais o nosso trabalho? Entre em contato no @equilibriumergonomia ou pelo telefone - (11) 9 8765-1276.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!

Ad Code