Ticker

6/recent/ticker-posts

Saúde alerta que gestantes e puérperas podem se cadastrar para imunização sem carta médica



A vacina CoronaVac, utilizada contra a Covid-19, e fabricada pela Sinovac, farmacêutica chinesa, tem sido utilizada no Brasil para a imunização de gestantes. Em Itupeva, mais de 80 mulheres já tomaram a primeira dose.

Agora, como forma de alertar esse grupo prioritário sobre a importância da vacinação, a Secretaria de Saúde informa que não é necessário apresentar carta médica. “As gestantes estão com muitas dúvidas em relação à vacina. Aquelas que estão decididas que vão se imunizar, não precisam apresentar carta médica. Basta apresentar um documento que comprove a gestação, como o cartão de pré-natal, por exemplo”, explicou Luciane Alves da Cunha, secretária de Saúde.

Um dos motivos que incluem as mulheres no grupo prioritário é que o sistema imunológico sofre uma alteração, fazendo com que ela fique susceptível a vírus e bactérias. Para evitar a doença, a melhor saída é a vacinação.

Recomenda-se que toda gestante e puérpera, em caso de dúvidas sobre o risco e benefício da vacinação contra a Covid-19, consulte o seu médico. Segundo recomendações do Ministério da Saúde, na Nota Técnica 651/2021 – CGPNI/DEIDT/SVS/MS, para a vacinação deste grupo, serão disponibilizadas doses de vacinas dos Laboratórios da Pfizer e/ou do Instituto Butantan.

Para se imunizar, é necessário o pré-cadastro obrigatório no site da Prefeitura, na aba ‘Vacina Covid’ e, após a efetivação, aguardar o recebimento do SMS com a confirmação de data e horário. Outra alternativa é realizar o agendamento diretamente na Unidade Básica de Saúde mais próxima. O link é: https://www.itupeva.sp.gov.br/vacina-covid.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!