Ticker

6/recent/ticker-posts

Aprovado Projeto que cria Distrito Turístico com Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo



A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta terça-feira (1), o Projeto de Lei 723/2020, do governador João Doria, que cria Distritos Turísticos no estado de São Paulo, além da promoção turística usando a logomarca ‘SP Pra Todos’. Agora o texto segue para sanção do próprio governador. Com isso, a região do Serra Azul, formada por Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo passa a fazer parte do Distrito Turístico.

A criação dos distritos atenderá regras como áreas territoriais situadas em um ou mais municípios que contenham relevância paisagística, natural, arquitetônica, histórica, cultural ou étnica, bem como complexos de lazer ou parques temáticos e potencial para o desenvolvimento do turismo nacional ou internacional.

A iniciativa busca, ainda, a ampliação econômica dentro do setor turístico, gerando emprego, renda e fortalecimento da competitividade do turismo paulista.

Com a sanção da medida, a região do Serra Azul passa a integrar o Distrito Turístico do Estado de São Paulo, que abrange os municípios de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo, que abriga parques como o Hopi Hari e Wet’n Wild, além dos shoppings Outlet Premium e Serra Azul e que recebem, anualmente, cerca de 10 milhões de visitantes.

Além desta aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no dia 17 de dezembro de 2019, foi promulgada na Câmara Municipal de Itupeva, a criação do Distrito Turístico do Município de Itupeva, por meio da Lei Complementar 474, que dá as diretrizes e incentivos, num território localizado no quadrante norte do município, com área total de 7,744 km², situada na região do Serra Azul.

O prefeito Marcão Marchi, que está em casa se recuperando da Covid-19, comemorou a notícia e destacou a importância desta conquista para Itupeva. “O Distrito Turístico traz segurança jurídica para que novos estabelecimentos sejam implantados em nossa região. Essa é uma credibilidade do nosso governo e uma luta que tenho encabeçado desde o primeiro dia do meu mandato, em 2017. Portanto, hoje é um dia especial e histórico para Itupeva. É um marco que sempre será lembrado”, disse.

Já o prefeito em exercício, Alexandre Mustafa, lembrou da visita do governador João Doria ao município, em fevereiro de 2020, quando foi anunciado a criação do Distrito Turístico de Itupeva, ressaltando que essa iniciativa sempre esteve no Plano de Governo da Gestão Municipal. “O modelo de Distrito Turístico tem um impacto significativo em Itupeva, sendo a segunda cidade que mais recebe turistas no estado de São Paulo. Portanto, essa notícia representa geração de emprego e renda, principalmente, com a retomada da economia, no período pós-pandemia, visando um novo momento na qualidade de vida de todos os moradores da cidade”, comentou.

A secretária de Agricultura, Cultura e Turismo, Valdirene Pavan, também enfatizou a importância desta novidade. “Itupeva tem uma forte vocação para o turismo, inovação e desenvolvimento. Além de uma localização privilegiada, o município também é rico em belezas naturais, o que impulsionará com esse ganho para geração de mais empregos e renda”, afirmou.

O deputado estadual Alex de Madureira, apoiador da criação do Distrito Turístico de Itupeva, desde o princípio lutando para que o mesmo fosse instituído, também demonstrou muita satisfação por esse momento. “Com a aprovação deste Projeto de Lei, a partir da criação dos Distritos Turísticos no estado de São Paulo, o propósito é trazer incentivos para que empresas estrangeiras e nacionais possam se instalar na cidade, fomentando o turismo, gerando emprego e desenvolvimento para o estado e para a região”, disse.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!