Ad Code

Ticker

6/recent/ticker-posts

Vacinação de gestantes e puérperas é suspensa após orientação da Anvisa



O Ministério da Saúde publicou na noite de segunda-feira (10) uma nova orientação aos estados e município: a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em gestantes e puérperas (aquelas que tiveram filho em até 45 dias).

A orientação está em Nota Técnica emitida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Segundo a publicação: “a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI)”. Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.

Itupeva chegou a receber 139 doses da AstraZeneca/Fiocruz para a primeira dose de puérperas e gestantes com comorbidades com mais de 18 anos. Os insumos ficarão guardados até nova orientação.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!

Ad Code