Ad Code

Ticker

6/recent/ticker-posts

Itupeva anuncia campanha sobre abandono e maus tratos a animais



Um grande número de denúncias é registrado nos canais oficiais da Prefeitura denunciando maus tratos e abandono de animais domésticos. Por conta disso, uma campanha é desenvolvida no município com o objetivo de alertar a população.

Temos diversas funções, como por exemplo, o resgate seletivo de animais de pequeno porte e errantes, vistorias e trabalhos educativos. É importante as pessoas se conscientizarem dos cuidados que os animais requerem e que, uma vez decidido ter um animal, eles passam a ser responsabilidade de seus tutores até o fim da vida.” Explica o secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Redcliff Sierra dos Santos,

A Organização Mundial da Saúde estima que existam 30 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil. Nas ruas, cães e gatos ficam vulneráveis a diversos riscos. Além de passar fome, sede, frio e medo, ficam expostos a doenças, risco de atropelamento e de sofrerem violência. É importante, caso a pessoa presencie o abandono de animais, seja em vias públicas ou o abandono domiciliar (quando há negligência no tratamento adequado por parte dos tutores em sua alimentação, espaço, higiene, assistência veterinária ou outra ação que caracterize maus-tratos), o fornecimento junto a denúncia do maior número de informações e provas que possua. A denúncia é anônima e sigilosa.

A médica veterinária do Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal, Camila Martin Docal destaca a importância para a guarda-responsável, evitando que não haja uma adoção ou compra por impulso. "É preciso ter clareza de uma série de medidas para que os animais vivam em saúde e bem-estar, tendo respeitada a sua condição de animal e suas necessidades primordiais atendidas tais como: assistência médica-veterinária periódica ou sempre que o animal precisar, alimentação adequada, água limpa à vontade, ambiente limpo e confortável (se em área externa, protegido de sol e chuva), vacinações anuais espécie-específicas, controle e prevenção periódicos contra vermes, pulgas e carrapatos, castração, momentos reservados diariamente para passeios, brincadeiras e interação, compreensão dos comportamentos inerentes à espécie, além de mantê-los sempre domiciliados e sem acesso à rua desacompanhados.”

Em Itupeva as denúncias podem ser feitas pela ouvidoria da Prefeitura (156).

O munícipe também pode realizar denúncia de maus tratos através do serviço on-line da DEPA (Delegacia Eletrônica de Proteção Animal – Governo do estado de São Paulo), acessando o link:
http://www.ssp.sp.gov.br/depa

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!

Ad Code