Ad Code

Ticker

6/recent/ticker-posts

Mercado de trabalho e como conseguir o primeiro emprego



A pergunta mais comum, principalmente aos jovens que acabam uma faculdade ou até para aqueles que concluíram algum curso, é como conseguirei um emprego se não possuo experiência? É possível? A tarefa de conseguir o primeiro emprego pode não ser uma das mais fáceis de serem cumpridas, porém podemos afirmar que é possível SIM.

Uma das opções para quem está em busca do primeiro trabalho é praticar o autoconhecimento. Digo que esse é o primeiro passo, o mais importante. A importância desse autoconhecimento para que o profissional vá em busca do que faça sentido para si e, assim, dê início a carreira certa.

Seleciono algumas dicas importantes para que possa ter a primeira oportunidade:

Converse com os colegas que já estão trabalhando: Fale sobre seus interesses, suas qualificações, suas qualidades. Essa pessoa pode não ter um emprego para você de imediato, porém possui também outros contatos que poderá facilitar essa abertura para oportunidades, inclusive fornecer dicas de como foi o processo seletivo que ele tenha participado;

Inicie um trabalho temporário ou freelance: Mesmo que seja por pouco tempo, essa possibilidade lhe renderá um conhecimento e uma experiência na sua área ou até mesmo em alguma área que você nem imagina estar, mas que agregará na sua carreira profissional. Com isso também poderá demonstrar que tem um perfil para a empresa que poderá ser automaticamente considerado para uma vaga efetiva quando ela surgir;

Selecione algumas empresas que deseja trabalhar (e deixe que elas saibam disso): Se você deseja muito trabalhar em uma empresa, faça a pessoa responsável pelas contratações saber disso. Escreva uma carta e mantenha contato através das redes sociais ou no próprio site da empresa, respondendo as seguintes perguntas: Por que você quer tanto trabalhar lá? A cultura da empresa está alinhada aos seus valores? Você está conectado com missão da empresa? Mostre que mesmo sem experiência você está disposto, mostre aos empregadores os seus valores para que apostem em seu potencial;

Pratique a entrevista: Busque nas redes sociais algumas perguntas que normalmente os recrutadores fazem e pratiquem já refletindo no que você poderá responder. Busque colegas que tenham experiências nisso ou com um coach que possa avaliar seu estilo de comunicação e sinalizar algum erro que você possa estar cometendo.

Essas são algumas dicas importantes e uma das possibilidades é a internet, uma grande aliada na busca de conhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional. Conhecimento na internet é o que não falta para agregar, inclusive muitas oportunidades gratuitas de cursos, e-books e conteúdos interessantes.


Simone Choin


Líder de Talentos da Conexão Talento. Especialista em Gestão de RH com experiência de 25 anos em empresas de grande porte, atuando como gestora regional nos subsistemas de R&S, T&D e Comunicação Interna.

Formação em Assistência Social e MBA em Gestão de Pessoas pela UCP/IPETEC. Formação na ferramenta DISC pelo Instituto Brasileiro Coaching. Participou de projetos de grande impacto, como: Reestruturação das áreas de RH com Criação de Políticas de RH, Apoio a Construção de Trilha de Carreira, Comunicação Interna e Processos de RH. Responsável também pelos programas de Jovem Aprendiz, PCD?s, Diversidade, Voluntariado, entre outros.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!

Ad Code