Ad Code

Ticker

6/recent/ticker-posts

Green Belt, Yellow Belt e Black Belt: certificação em Six Sigma pode render salários de até R$ 20 mil

 


Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é importante que os profissionais saibam onde estão as oportunidades e como se preparar para conquistá-las. A certificação em Lean Six Sigma mostra-se uma aliada nessa preparação, pois é um diferencial que tem sido muito valorizado pelas empresas. Os salários oferecidos para quem tem este conhecimento podem chegar até R$ 20 mil.

 A metodologia usa a filosofia de gestão “Lean Manufacturing”, que tem por objetivo acabar com desperdícios, e “Six Sigma”, criado com a proposta de promover a alta performance e a redução de custos. O profissional com esta certificação é capaz de ter uma visão sistêmica da empresa e propor ações integradas que garantam melhorias contínuas para alcançar os resultados esperados.

 As técnicas e ferramentas podem ser aplicadas em empresas de todos os setores, independente do porte. Qualquer área que envolva processos pode utilizar este modelo gerencial. No entanto, no Brasil, seu uso segue mais comum entre as multinacionais.

 

Salto na carreira

 

O mercado acompanha uma corrida das empresas na busca por profissionais com certificação Lean Six Sigma, ainda escassos no país. Por isso, o domínio da metodologia pode representar um salto na carreira, já que abre a oportunidade para mais vagas de emprego e salários mais altos. Estima-se que a remuneração de um profissional certificado pode ser até 20% maior em comparação com quem não tem esse conhecimento. 

Há diferentes tipos de certificação. A Yellow Belt oferece uma introdução à metodologia. Por meio dela, o profissional adquire conhecimentos sobre as ferramentas e as técnicas necessárias para participar dos projetos que serão implantados na empresa.

 Já a certificação Green Belt está um degrau acima da Yellow Belt. Esse tipo de qualificação permite ao profissional supervisionar a utilização das ferramentas e técnicas Lean Six Sigma.

 Para quem busca um conhecimento mais avançado, a certificação Black Belt é mais indicada. Com ela, o profissional estará apto para treinar e orientar outros membros da equipe para a aplicação da metodologia. Com a certificação, o profissional Black Belt é capaz de implementar toda a metodologia em uma organização.

 Na outra ponta, a certificação White Belt serve como a porta de entrada para o conhecimento. Nessa etapa, o estudante tem contato com os princípios fundamentais da metodologia Lean Six Sigma, desenvolvendo conhecimentos introdutórios capazes na área de melhoria contínua.

 

Como funciona

 

Na prática, a metodologia Lean Six Sigma permite reduzir custos, eliminar possíveis defeitos em produtos, melhorar o atendimento ao cliente, assegurar mais qualidade e produtividade, além de aumentar os lucros da empresa.

 Isso tudo é possível a partir do entendimento sobre quais são as necessidades da empresa. O profissional certificado irá analisar quais aspectos internos precisam ser aprimorados para aumentar a qualidade dos produtos e evitar os desperdícios a fim de dar maior celeridade aos processos.

 Vale destacar que, dentro da metodologia, o significado do termo “desperdício” é bastante abrangente, considerando todos os tipos de perda que podem prejudicar os resultados: desde perdas de tempo, devido ao atraso das operações, até de produtos, por conta de falhas e de defeitos.

 

Ganho em qualidade

 

O principal benefício dessa metodologia às empresas é assegurar que a redução de custos não implica em perda de qualidade, pelo contrário, os projetos implantados têm como objetivo otimizar processos e aumentar a produtividade.

 Com processos mais eficientes, a empresa tem ganho em qualidade, o que impacta diretamente no aumento da satisfação do cliente e, consequentemente, em maiores chances de fidelização.

 Também vale ressaltar que, além de vantagens perante o público externo, a empresa observa maior engajamento entre os funcionários, pois a aplicação do Lean Six Sigma acontece por meio de ações integradas que irão envolver diferentes setores e dependerão de um trabalho conjunto.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!

Ad Code