Ad Code

Ticker

6/recent/ticker-posts

Escola homenageia escritor Monteiro Lobato


As escolas da rede municipal e estadual de Itupeva têm em seus nomes diversas pessoas homenageadas, entre elas ex-governadores, ex-prefeitos, ex-vereadores, artistas, escritores e pessoas ligadas à mais diferentes religiões ou que contribuíram com o desenvolvimento da cidade. Um dos casos é o de Monteiro Lobato, renome escritor brasileiro, famoso por suas obras infantis, como é o caso de ‘O Sítio do Pica-Pau Amarelo’.

Tanto que no dia 18 de abril, data de seu aniversário, se comemora também o Dia Nacional do Livro Infantil.

Em Itupeva, a Emei Monteiro Lobato, na rua Fortunato Condini, na Vila São João, todos os anos homenageia o seu patrono. Porém, desde o início da pandemia da Covid-19, as homenagens foram suspensas por conta do isolamento social e o cancelamento das aulas presenciais.

“Monteiro Lobato é um nome muito importante da literatura brasileira. Aqui em Itupeva temos uma escola que leva seu nome. Em minha opinião, uma homenagem muito justa para quem contribuiu com a história cultural do nosso país”, comenta Fábio José de Andrade, secretário de Educação. “Infelizmente, esse ano, não faremos uma homenagem com ações presenciais, mas tenho a convicção que venceremos a pandemia com a vacinação, novos protocolos sanitários e de saúde. E, em breve, retomaremos nossas atividades e faremos as devidas e justas homenagens da grandeza que foi esse escritor”,

A gestora escolar da Emei Monteiro Lobato, Célia Aparecida Farali Pereira, ressalta a participação da comunidade no nome da escola. “A história do nome da nossa escola teve a participação da comunidade, por meio de uma pesquisa aberta entre professores, alunos e pais. Foram inúmeras sugestões. Os nomes mais citados eram os de Cecília Meireles e Monteiro Lobato. A diretora da época, Rosângela Veroneze (gestão 2001 a 2006), sugeriu uma votação, que acabou por definir Monteiro Lobato como o nome da unidade escolar”, recorda.

Atualmente, a Emei Monteiro Lobato atende crianças da Educação Infantil entre 5 e 6 anos.

Dia Nacional do Livro Infantil - Esta data foi escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor, autor não só de textos para crianças, apesar de ser mais conhecido por eles.

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!

Ad Code