Uma doença desconhecida e que avançou por todo o mundo de maneira rápida. Mas, mesmo diante deste cenário de mortes e desolação, um número traz esperanças para os moradores de Itupeva: a taxa de recuperação ultrapassa os 97%.

Até a tarde de terça-feira (6), os números indicavam 3.157 pessoas confirmadas. Dessas, 3.070 já estão recuperadas do Coronavírus, indicando uma porcentagem de 97,24% de curados.

Todas estas pessoas foram expostas ao vírus e se recuperaram, seja em isolamento domiciliar ou em um ambiente hospitalar. Na última semana de março, o Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida foi palco de momentos emocionantes.




Gelson Marcos da Silva, de 52 anos, e a esposa Maria das Graças da Silva, de 51, da Vila São João, travaram intensa batalha pela vida. Eles deram entrada no Hospital no dia 14 de março e, no dia 25, comemoraram a alta hospitalar. “Eu nunca vou esquecer o que fizeram por nós. Sou muito agradecida”, afirmou bastante emocionada Maria das Graças, rendendo homenagens e deixando clara sua gratidão à equipe do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida.

Pouco depois, quem também recebeu alta foi o morador do bairro Bom Jardim, Rafael Batista, de 33 anos, que deu entrada na unidade hospitalar no dia 20 de março. “A minha saída do hospital foi um milagre de Deus. Eu passei por momentos tensos com essa doença e hoje celebro essa vitória. Fui muito bem atendido por todos do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida”, comentou com muita emoção.

Para Luciane Cunha, secretária de Saúde, o número é expressivo. “Podemos dizer que, até março, nós tínhamos uma outra situação. Mas, assim como no Brasil, os nossos números aumentaram, tanto em óbitos, quanto em internações. Mas, temos que celebrar por cada pessoa recuperada. De qualquer forma, pedimos à população que reforce os cuidados de higiene e limpeza, uso de máscara e distanciamento social”, reforçou.