A Prefeitura de Itupeva tem investido em tecnologia para agilizar o atendimento e melhorar a comunicação direta com a população. Há cerca de um mês, a Secretaria Municipal de Saúde implantou o serviço de disparo de SMS, para informar o cidadão sobre data, horário e local de consultas e exames agendados.

“O intuito desta iniciativa é diminuir o índice de absenteísmo, bem como otimizar o tempo dos profissionais de saúde e também dos pacientes”, explica a secretária de Saúde, Luciane A Alves da Cunha.




Saiba como funciona o processo de envio de SMS

Na Atenção Básica, o paciente chega à recepção da Unidade Básica, apresenta o Cartão SUS (obrigatório), realiza o agendamento de consulta ou exame na unidade e recebe o SMS com a validação deste agendamento.

Já para Especialidades, o paciente receberá o SMS após o agendamento da primeira consulta ou do exame e deverá retirar sua guia na Central de Regulação, na rua Jundiaí, 121, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, para comparecer ao local onde será atendido.

O usuário deverá confirmar sua presença na consulta ou exame, respondendo 1 (sim) e 0 (não). Essa resposta não acarretará custos ao usuário. Porém, algumas operadoras poderão exigir que celulares pré-pagos possuam ao menos R$ 0,06 de crédito.

Atenção – A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância dos usuários do Sistema de Saúde se dirigirem à unidade básica mais próxima de sua residência para a atualização cadastral, com o propósito de receber a mensagem via SMS.