Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Itupeva vem trabalhando para conter o avanço da Covid-19 no município. Uma das ações realizada com frequência é a desinfecção com um pulverizador costal, em áreas de grande circulação de pessoas.

Nesta semana os trabalhos foram executados na região central, rodoviária, Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Nova Monte Serrat e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Foram doados cinco litros de Cloreto Benzalcônico (BAK), pela Dux Grupo, que, após ser diluído em água, atingiu o total de mil litros de desinfetante. O produto foi aplicado com o pulverizador costal, também doado pela empresa, criando uma camada de proteção na superfície. O processo de desinfecção tem eficácia comprovada contra Covid-19 e H1N1 e fica na superfície até quatro dias.

O produto funciona quebrando a membrana de gordura do vírus, inativando-o. Além de ter maior durabilidade, permanece ativo por até quatro dias, não causa corrosão e desgaste da superfície em que foi aplicado e não evapora.

O pulverizador, além de comportar o Cloreto Benzalcônico (BAK), também pode ser utilizado no combate contra a dengue, utilizando outro produto, o Vectobac.