Estão abertas as inscrições para o “Coletivo Online”, programa de empregabilidade realizado pelo instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas. A iniciativa tem como objetivo conectar jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades a oportunidades no mercado de trabalho por meio de uma rede de cerca de 400 parceiros empregadores.

Para participar, os requisitos são ter concluído o ensino médio ou estar cursando e possuir um número de WhatsApp, já que o curso é 100% online e será transmitido pelo aplicativo. Os interessados devem se cadastrar até o dia 16 de abril por meio do link: https://www.lys.academy/coletivo/insc

O conteúdo do Coletivo Online é focado em temas do mundo do trabalho, elaboração de um plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos. Quem assistir às videoaulas e fizer as atividades práticas recebe um certificado de conclusão e, ao final do curso, os participantes são convidados a se cadastrarem nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros empregadores.

Criado em 2009, o projeto Coletivo Jovem visa conectar jovens moradores de comunidades urbanas de baixa renda com oportunidades no mercado de trabalho por meio da inspiração e do empoderamento.




Ação que gera impactos positivos

Desde o início de sua implementação, em 2009, a plataforma Coletivo já impactou mais de 256 mil jovens em comunidades brasileiras espalhadas em 22 estados mais o Distrito Federal — incluindo as suas duas versões: o Coletivo Jovem, com aulas presenciais, e o Coletivo Online, com turmas 100% digitais. Desses, mais de 77 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho. Apenas em 2020, se formaram nas aulas dos programas presencial e online 7.500 pessoas, sendo 68% negras e 70% mulheres.

De acordo com a pesquisa da Plan Avaliação, 41% dos participantes do Coletivo Jovem interessados em oportunidades de emprego estavam inseridos no mercado de trabalho até seis meses depois da conclusão do curso. No caso do Coletivo Online, 78% dos jovens acreditam que o curso contribuiu para o desenvolvimento pessoal. A taxa de empregabilidade para os inscritos neste formato será aferida em 2021.

Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil

O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que, há mais de 20 anos, tem como missão a transformação social em larga escala por meio da articulação de parceiros e da capilaridade do Sistema Coca-Cola Brasil. Reconhecido pela tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, elevar o patamar de milhares para milhões de jovens impactados por suas iniciativas, incluindo intencionalmente as perspectivas de equidade de gênero e raça. A fim de cumprir este compromisso, redesenhou a estratégia para focar exclusivamente na inclusão produtiva de jovens e expandiu novas formas de atuação para além de seus programas proprietários. Até hoje, o ICCB já beneficiou 426 mil pessoas.