Um trabalho intenso para conter o avanço da pandemia em Itupeva. Assim, desde o dia 26 de março, a Prefeitura tem intensificado diversas ações na cidade, orientando a população e também fiscalizando estabelecimentos comerciais, tudo para coibir aglomerações e circulação desnecessária, em cumprimento à Fase Emergencial do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Diversos setores atuam nesta verdadeira força-tarefa, como o Departamento de Fiscalização do Comércio e Tributos, a Vigilância Sanitária e a Guarda Civil Municipal, que nos dias 2, 3 e 4 de abril, estiveram na região central, além dos bairros Jardim Alegria, Parque das Hortênsias, Vila São João, Portal Santa Fé, Jardim Ana Luíza, Parque dos Cafezais, Santa Eliza, Guacuri, Lagoa, Caxambu, Nova Era, Medeiros, Mina, Terra Brasilis, Pacaembu, São Roque da Chave, Independência, Residencial Santo Antônio I e II, Jardim Brasil e também na Feira Livre, orientando todos os feirantes em cada barraca.



“Desde o dia 26 de março até 4 de abril, notamos que o trabalho tem gradativamente atingido seu objetivo. A população e os comerciantes estão compreendendo a situação e colaborado com a fiscalização na cidade. Houve uma certa diminuição de pessoas circulando nas ruas, bem como pelos comércios. Além disso, neste período não tivemos denúncias sobre festas e eventos que gerassem aglomerações”, comentou o chefe do Departamento de Fiscalização do Comércio e Tributos, Marcelo Tavares, que ainda completou. “Já nas feiras, os consumidores e feirantes também aderiram às nossas orientações, que reforçam a importância do uso das máscaras de proteção facial e as demais medidas protetivas. Todos por lá estão agindo corretamente, fazendo uso deste item fundamental, respeitando as normas estabelecidas.”

Outras medidas – Além das ações mencionadas, a Prefeitura mantém outras medidas fundamentais, que auxiliam no combate ao Coronavírus, como a Blitz Solidária, que orienta à população e também distribui máscaras de proteção facial; as desinfecções de ruas e lugares de grande circulação de pessoas; carros de som – com mensagens que reforçam a gravidade da doença; faixas instaladas em passarelas, supermercados e pontos estratégicos do município, para conscientizar a todos sobre o tema.

Balanço – A fiscalização da Prefeitura de Itupeva visitou e orientou 223 estabelecimentos comercias pela cidade. Deste total, 14 foram autuados.

Serviço – Para mais informações, dúvidas, reclamações, denúncias de aglomeração e funcionamento inadequado de estabelecimentos comerciais, entre em contato com a Ouvidoria Municipal pelo telefone 156, (11) 4591-4259 e (11) 4496-2688 (WhatsApp) e também pelo aplicativo eOuve.