Ad Code

Ticker

6/recent/ticker-posts

Mitos sobre o sono: veja as dúvidas mais frequentes



Especialistas do Instituto do Sono e convidados responderam questões em série de eventos online

Como parte das atividades da Semana Internacional do Sono, a Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) e o Instituto do Sono, um dos maiores centros de estudo sobre o tema no mundo, usaram as redes sociais para tirar dúvidas do público ao vivo.


Veja as principais questões levantadas, respondidas pelos pesquisadores brasileiros Monica Andersen, Dalva Poyares, Helena Hachul, Marcio Zanini e a especialista austríaca Birgit Högl.


Dormir mais é melhor para o corpo?


Não necessariamente. É importante alinhar quantidade, qualidade e periodicidade do sono para ter uma melhor qualidade de vida.


Se durmo mal, minha imunidade cai?


Sim. O sono tem um papel importante para o bom funcionamento do sistema imune e, consequentemente, para a proteção contra doenças.


Celulares, computadores e televisores afetam o sono?


Sim. As telas, com sua luminosidade e pela sua atividade interativa, estimulam o cérebro e elevam a possibilidade de insônia.


Bebidas alcóolicas ajudam no sono?


Não. Apesar de algumas pessoas acharem que a ingestão do álcool ajuda a relaxar, isso é ilusório. Aos poucos é preciso aumentar a dose da bebida para conseguir o efeito de relaxamento desejado, o que é extremamente prejudicial.


Adolescentes dormem mais?


Sim. Jovens precisam de mais horas de sono por estarem em desenvolvimento. Porém, vale alertar que, em função do isolamento social, muitos estão trocando o dia pela noite justamente por causa de computadores, TVs e celulares utilizados como entretenimento. Esse é um hábito bastante prejudicial à saúde mental.


O estresse e a ansiedade nos fazem perder o sono?


Sim. Por isso, as pessoas devem adotar e adaptar medidas para que possam levar o momento atual com mais tranquilidade, de forma que isso se reflita ao dormir bem. E, quando necessário, buscar a ajuda de um especialista

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!

Ad Code