Ad Code

Ticker

6/recent/ticker-posts

Aplicativo de Denúncias utilizado pela GCM de Várzea Paulista é apresentado à Prefeitura de Itupeva


Na manhã desta quinta-feira (25/03), a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Aline Alves, o corregedor da GCM, Jefferson Ricardo Camargo e a empresária de Itupeva, Claudiana Pereira participaram de reunião online com a GCM Feminina de Várzea Paulista, Aretusa Azevedo.

A pauta do encontro tratou sobre o ‘Aplicativo de Denúncias – Está Acontecendo’, utilizado pela Guarda Civil Municipal em Várzea Paulista.

A GCMF Aretusa Azevedo explicou que há cerca de um mês essa ferramenta está sendo utilizada pela corporação. “Esse aplicativo auxilia a GCM, para combater crimes de violência doméstica, que envolvem crianças, idosos e mulheres (com medida protetiva). Trata-se de uma forma ágil de contato com a Central de Atendimento da GCM, utilizando alguns toques na tela do celular, solicitando socorro”, descreveu.

Neste período de utilização do aplicativo, a GCM de Várzea Paulista efetuou 7 prisões em flagrante de crimes de violência doméstica.

Com esse resultado positivo, a Prefeitura de Itupeva demonstrou interesse na implantação deste recurso na cidade. Aretusa ressaltou que o aplicativo está à disposição gratuitamente pelos desenvolvedores, na plataforma Android, necessitando apenas de um número celular da GCM de Itupeva para a sua utilização.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Aline Alves afirmou que o prefeito Marcão Marchi já autorizou a implantação deste aplicativo na cidade. “Esse aplicativo será muito importante em nossa cidade, unindo forças para o bem da população e salvando vidas e trazendo mais tranquilidade para as pessoas que se sentem ameaçadas”, comentou.

O corregedor da GCM de Itupeva, Jefferson Ricardo Camargo salientou que essa ferramenta é muito importante para auxiliar na prevenção. “Afinal, pelo que foi exposto, as viaturas da GCM têm um rápido acesso à solicitação de socorro, chegando com agilidade ao local”, afirmou.

A GCMF Aretusa Azevedo detalhou, ainda, que este mesmo aplicativo é utilizado na cidade de São Manuel, no interior de São Paulo. “A experiência deste município serviu como exemplo para implantação em Várzea Paulista”, disse.

Ainda durante a reunião online, a empresária Claudiana Pereira confirmou que realizará uma doação à GCM de Itupeva. “Para a utilização deste aplicativo, me disponho a doar um smartphone com sistema Android, contribuindo diretamente para a implantação deste recurso em nossa cidade”, comentou.

Ao término do encontro, Aline Alves agradeceu à disponibilidade da GCMF Aretusa Azevedo e fez um pedido que já foi aceito por ela. “Esperamos em breve recebe-la para realizar uma capacitação com a GCM de Itupeva”, convidou.

Saiba mais - Após a reunião online, a Prefeitura de Itupeva estabeleceu contato com um dos desenvolvedores do ‘Aplicativo de Denúncias – Está Acontecendo’, Fernando Moura, que destacou a importância deste mecanismo também criado por Adriano Rocha, Bruno Sonoda e Paulo Wickler. “Esse aplicativo nasceu para ser uma ferramenta a mais para a mulher, não somente em casos de violência doméstica, mas também em casos de assédio, ameaça e com três toques no celular é possível informar o que está acontecendo, sua localização e solicitar ajuda. Hoje, esse aplicativo está implantado em 5 cidades, sendo três no estado de São Paulo (São Manuel, Várzea Paulista e Araras); um município que preferiu não ser identificado por questão de estratégia da Guarda Municipal e outra cidade em Alagoas, Delmiro Gouveia. Além disso, estamos em tratativas com cidades no Rio de Janeiro, Goiás e Pernambuco, para formar novas parcerias”, informou Fernando Moura.  

Postar um comentário

0 Comentários

Leia e se divirta!

Ad Code