O Pix, ferramenta criada pelo Banco Central para agilizar transações financeiras, se tornou uma ferramenta para enviar cantadas e até já ganhou um termo para isso, o "Pixsexual".
A prática funciona da seguinte maneira: a pessoa transfere um valor simbólico (tipo 1 centavo) para a pessoa em quem está interessada e no campo de identificação de pagamento, coloca uma mensagem pessoal.
A ideia se popularizou depois que um internauta contou no Twitter a experiência do primo, que depois de ser traído pela namorada e bloqueá-la em todos os meios de contato, começou a receber pedidos de desculpas via Pix.
meu primo terminou com a namorada pq ela traiu ele aí ele bloqueou EM TUDO. Aí pra conseguir falar com ele ela começou a mandar vários PIX de 1 centavo com mensagens pedindo desculpa kkkkkkk agora ele quer saber como que bloqueia no pix alguém sabe?
— QUERO VACINA 💉 (@imattdragons) January 3, 2021
A postagem, que passou das 157 mil curtidas, viralizou e virou moda, com alguns comentários divertidos como "Se eu ganhasse um centavo por cada chifre q (sic) eu já levei eu estaria sofrendo com um iPhone 12 novinho", do perfil Poxa Marcos.
O Banco Central alerta para os perigos da brincadeira e ressalta que "a exposição das chaves vem com riscos, principalmente quando a chave cadastrada é o CPF ou número de telefone".
Nenhum comentário:
Postar um comentário