Após mais de 250 anos, Salvador fica sem lavagem de Bonfim - Itupeva Agora

Agora

 


quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Após mais de 250 anos, Salvador fica sem lavagem de Bonfim


Salvador acordou com o coração na Sagrada Colina. Em mais de 250 anos de lavagem, essa é a primeira vez que não estamos em cortejo da Conceição ao Bonfim. Que no próximo ano a gente possa saudar o Senhor do Bonfim, guarda imortal da Bahia

A lavagem festiva acontece com a saída, pela manhã da quinta-feira, do tradicional cortejo de baianas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, o qual segue a pé até o alto do Bonfim, para lavar com vassouras e água de cheiro as escadarias e o átrio da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.

Todos se vestem de branco, a cor do orixá, e percorrem 8 quilômetros em procissão, desde o largo da Conceição até o largo do Bonfim. O ponto alto da festa ocorre quando as escadarias da igreja são lavadas por cerca de 200 baianas vestidas a caráter que, de suas "quartinhas" — vasos, que trazem aos ombros — despejam água nas escadarias e no átrio da igreja, ao som de palmas, toque de atabaque e cânticos de origem africana. Terminada a parte religiosa, a festa continua no largo do Bonfim, com batucadas, danças e barracas de bebidas e comidas típicas.

Durante todo o percurso você passa por barraquinhas de bebida e comida, feijoada nas casas das pessoas e no comércio, música para todo gosto, um vai e vem de gente. Vários grupos folclóricos fazem a caminhada, além dos tradicionais carrinhos de café que colocam caixas de som, disputando para ver quem está mais criativo e paramentado.

É bem comum haver festas fechadas como é o caso da Lavagem promovida por Carlinhos Brown, “Enxaguada do Bonfim”, que recebe artistas no Museu do Ritmo para boas apresentações. A música na verdade está em todo o canto, já que muitos cortejos saem com seus próprios micro trios, além de grupos de samba que saem tocando no chão. Muitas dessas pessoas vão para pagar promessas mas, para deixar tudo mais leve e descontraído, fazem festa em agradecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas