Itupeva está entre os 10 finalistas que concorrerão aos Destaques do Ano e ao Prêmio “Sua Gota Faz a Diferença” do Projeto Gota d’Água 2020 - Itupeva Agora

Agora





segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Itupeva está entre os 10 finalistas que concorrerão aos Destaques do Ano e ao Prêmio “Sua Gota Faz a Diferença” do Projeto Gota d’Água 2020

O município de Itupeva está entre os 10 finalistas que concorrerão ao certificado de “Destaque do Ano - 2020” e ao prêmio “Sua Gota Faz a Diferença”, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).
Na edição 2020, as cidades tiveram que produzir vídeos voltados à temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, assunto trabalhado ao longo das videoaulas do curso “Os ODS e a Agenda 2030”, disponibilizado na plataforma da Escola da Água e Saneamento (www.escola.agua.org.br) do Consórcio PCJ.
As produções foram analisadas por técnicos do consórcio, respeitando as seguintes diretrizes: adequação à temática, duração máxima de três minutos, roteiro criativo, imagens feitas por celular, qualidade do projeto, realização e/ou participação de alunos do projeto, produção e fomento à educação ambiental.
Vera Lúcia Augusto Ferreira, que atua no Departamento de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação de Itupeva, com Educação e Sensibilização Ambiental explicou a proposta pedagógica realizada pela Rede Municipal de Ensino. “A proposta da secretaria municipal de Educação de Itupeva contemplando a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU foi contextualizar os processos ambientais, recebendo fotos enviadas por alunos da Rede Municipal, de suas práticas sustentáveis durante a pandemia, como arrecadação de lacres de latas de alumínio, uso racional de água, separação correta do lixo, entre outras. Para tal, as ferramentas tecnológicas utilizadas no vídeo, web conferência e live fizeram parte do contexto da Educação, durante o período de enfrentamento e isolamento social”, detalhou.
No dia 11 de dezembro, às 14 horas, será realizado o Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água 2020, como uma das atividades previstas no Water Summit, evento digital que movimentará as Bacias PCJ por 10 dias, entre 8 e 18 de dezembro. Na ocasião, dos 10 finalistas (Itupeva, Americana, Bragança Paulista, Hortolândia, Limeira, Louveira, Nova Odessa, Piracaia, Salto e Cosmópolis), o Consórcio PCJ revelará quais serão os cinco destaques do ano e os cinco que receberão menção honrosa.
Posteriormente, uma banca examinadora, composta por especialistas em educação e meio ambiente, além de profissionais de comunicação avaliarão os cinco vídeos Destaque do Ano e elegerão o vencedor para receber o prêmio “Sua Gota Faz a Diferença”.
O vencedor do prêmio receberá um “Kit Youtuber”, composto por microfone de lapela, iluminador right light com tripé, como incentivo para que os participantes deem continuidade ao trabalho de sensibilização ambiental desenvolvido ao longo do Projeto Gota d’Água, tornando-se influenciadores ambientais a partir dos vídeos produzidos.
O secretário municipal de Educação de Itupeva, Fábio José de Andrade, ressaltou a importância deste projeto para a Rede Municipal de Ensino. “O tema sustentabilidade sempre esteve presente no currículo da Rede Municipal de Ensino de Itupeva, e com o advento da pandemia, do uso das tecnologias e do Programa Educação Domiciliar foi possível dar continuidade ao desenvolvimento da temática junto aos estudantes e com imensa satisfação e orgulho recebemos essa notícia de estarmos entre os 10 primeiros projetos classificados, o que já é um grande reconhecimento para o município”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas