Covid-19 pode reduzir órgão masculino, diz estudo - Itupeva Agora

Agora





terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Covid-19 pode reduzir órgão masculino, diz estudo

 






Conforme mais estudos vão sendo realizados a respeito da Covid-19, mais possíveis sequelas vão sendo identificadas naqueles que se curaram da doença. E um estudo publicado na plataforma científica MedRxiv no último domingo (27/12), revelou efeitos preocupantes para os homens.

Segundo o estudo, realizado com mais de 3 mil pacientes de 56 países, 3% dos homens relataram diminuição no tamanho do órgão genital, 15% apontaram algum tipo de disfunção sexual e 11% reclamaram de dor nos testículos. 

Nas mulheres, o estudo revelou que 26% das que menstruam relataram irregularidade nos ciclos, enquanto que 36% disseram ter algum tipo de problema menstrual e 8% apontaram disfunção sexual. 

A disfunção já havia sido relatada por outros especialistas, anteriormente, como uma possível sequela.

Os sintomas mais relatados, no entanto, foram de fadiga (75 a 80%), mal-estar pós-esforço (mais de 70%) e algum tipo de disfunção cognitiva (entre 52 e 59%). 





Já sobre as sequelas neurológicas, os voluntários apontaram dificuldade de concentração (75%), problemas de memória (73%) e dificuldade de raciocínio (65%). 

A pesquisadora Hannah Davis, que é um adas autoras do estudo, relatou que uma das grandes descobertas foi não haver diferença na idade para disfunção cognitiva, perda de memória ou impacto disso na vida diária. "Isso aconteceu com tanta frequência no grupo de 18 a 29 anos quanto no grupo com mais de 70 anos", disse. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas