Agência de Medicamentos da União Europeia alerta que cloroquina pode causar distúrbios mentais - Itupeva Agora

Agora





terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Agência de Medicamentos da União Europeia alerta que cloroquina pode causar distúrbios mentais

 


Na última sexta-feira (27/11), a Agência de Medicamentos da União Europeia (EMA), órgão equivalente à ANVISA no Brasil e a FDA nos EUA, alertou que, após revisão de todos os dados disponíveis sobre cloroquina ou hidroxicloroquina, concluiu que os remédios podem estar associados a riscos psiquiátricos e comportamentos suicidas.





“A revisão havia sido iniciada em maio de 2020, após a EMA ter sido informada pela Agência de Medicamentos da Espanha sobre seis casos de desordens psiquiátricas em pacientes com Covid-19 que haviam recebido doses de hidroxicloroquina acima do autorizado”, diz o comunicado sobre os medicamentos tradicionalmente usados no tratamento de malária e lúpus.





A EMA também não autoriza o uso de nenhum dos dois remédios para o tratamento de Covid-19, destacando que estudos clínicos de larga escala não mostraram “nenhum efeito benéfico” contra a doença. “Já se sabe que a cloroquina e a hidroxicloroquina, mesmo utilizadas em doses aprovadas para indicações autorizadas, podem causar um amplo espectro de transtornos psiquiátricos. (...) Distúrbios psicóticos e comportamentos suicidas estão listados na bula de alguns medicamentos contendo cloroquina ou hidroxicloroquina como efeitos colaterais raros ou de frequência desconhecida”, afirma a Agência.

O comunicado diz que a revisão dos dados confirmou a ocorrência de desordens psiquiátricas, inclusive graves, em pacientes com ou sem histórico de problemas mentais, com efeitos colaterais aparecendo já no primeiro mês no caso da hidroxicloroquina.

“O comitê recomenda a atualização das bulas desses medicamentos para fornecer informações melhores a profissionais de saúde e pacientes sobre o risco de comportamentos suicidas e desordens psiquiátricas”, ressalta o comunicado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas