Rodeado de pessoas, sarcófago de múmia de mais de 2,5 mil anos é aberto no Egito - Itupeva Agora

Agora

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Rodeado de pessoas, sarcófago de múmia de mais de 2,5 mil anos é aberto no Egito

 

O governo egípcio anunciou, na semana anterior, a descoberta de 59 sarcófagos de madeira em ótimo estado de conservação, com múmias que datam de cerca de 2,6 mil anos. E no último sábado (03/09), um vídeo publicado pelo embaixador da Austrália no Egito, Glenn Miles, gerou assombro nas redes sociais.





Sob a legenda de “Privilegiado por assistir à abertura de um sarcófago recém-descoberto em uma antiga necrópole egípcia em Saqqara. Um crédito para o Ministro do Turismo e Antiguidades Khaled El Anany e todos os outros envolvidos em uma escavação incrível”, o vídeo gerou críticas pela forma que a ação foi feita: sem nenhuma segurança e com diversas pessoas – incluindo crianças – em volta do sarcófago.

Muitas pessoas que comentaram, inclusive o youtuber Felipe Neto, chamaram a atenção para o risco de contaminação por micro-organismos que poderiam estar no interior da câmara selada há tanto tempo.





De acordo com pesquisadores, os 59 sarcófago, que foram descobertos em agosto na necrópole e estavam enterrados em três tumbas verticais de 10 a 12 metros de profundidade, juntamente com 28 estátuas do antigo Deus egípcio Ptah Sokar, pertencem a sacerdotes e oficiais. Segundo o portal de notícias DW, as múmias ficarão expostas no Grande Museu Egípcio, que deve ser inaugurado em 2021, próximo às pirâmides de Gizé.

Vale lembrar que, em 1922, seis arqueólogos morreram após abrir a tumba de Tutancâmon.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas