Ranking Smart Cities coloca Itupeva como uma das 100 cidades mais inteligentes do Brasil - Itupeva Agora

Agora

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Ranking Smart Cities coloca Itupeva como uma das 100 cidades mais inteligentes do Brasil







Segundo o Ranking Connected Smart Cities 2020, divulgado esse mês pela consultoria Urban System, Itupeva está em 71º lugar das cidades mais inteligentes do Brasil na classificação geral, com a pontuação de 29,89.
No eixo de tecnologia e inovação, que avalia o capital humano, a infraestrutura de telecomunicação (Fibra Ótica e 4,5G), a produção de conhecimento (patentes) e incentivo a pesquisa (Bolsa CNPq), a cidade ocupou o 30º lugar dentro do estado de São Paulo.
Nesse mesmo ranking, quem assumiu o topo foi a grande São Paulo. Dentro os fatores que mais impulsionaram o seu crescimento foi o desenvolvimento das conexões de Fibra Óptica com velocidade superior a 34 MBS, que subiram de 47,3%, em 2019, para 56,3% neste ano. A cidade possui hoje 85 ligações de internet para cada 100 habitantes, um crescimento de mais de 200% em relação ao último ano, quando o número de ligações para 100 habitantes eram de 28.





Não parando por aí, São Paulo também apresentou alta de 1,79% do PIB per capita, sendo que 84,7% dos empregos na cidade estão no setor privado. A cidade conta, ainda, com 0,63 empregos formais por habitante na População Economicamente Ativa (PEA); 71,0% da receita municipal não é oriunda de repasses e a renda média dos trabalhadores formais é R$ 3.935.
Bruno Covas, prefeito de São Paulo, disse que “ter apostado no desenvolvimento da tecnologia, seja por meio de ações realizadas diretamente pela Secretaria de Inovação e Tecnologia, seja por várias ações realizadas nas áreas de educação, saúde, licenciamento, habitação e mobilidade, foi importante(…). E vale a pena investir em uma cidade mais inteligente para que possamos melhorar a qualidade de vida da população”.

É possível perceber, através do exemplo de São Paulo, que quanto maior o acesso à internet, maiores as possibilidades de crescimento da economia, benefícios sociais, educação e saúde à população. Com ela, é possível criar novos métodos de comunicação e socialização, novos modelos de negócios e indústrias, inovações como mídias sociais, mecanismos de busca e comércio online, além de aumentar a atividade econômica e o desenvolvimento social.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas