NASA faz alerta sobre grande asteroide que se aproxima da Terra - Itupeva Agora

Agora

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

NASA faz alerta sobre grande asteroide que se aproxima da Terra

 

Imagem via JPL Small Body Database

A NASA (Agência Espacial Americana) emitiu um alerta sobre um asteroide gigante que se aproxima da Terra e tem previsão de passar próximo ao planeta no dia 29 de novembro.





O corpo celeste foi descoberto em 2000 e recebeu o nome de “153201 (2000 WO107)”, tem quase 820 metros de diâmetro e foi classificado como potencialmente perigoso.

“O grande asteroide é uma rocha espacial de movimento rápido, viajando através do espaço a mais de 90 mil km/h”, comentou o site EarthSky, que destacou que ele passará em segurança pela Terra, a uma distância 11 vezes maior do que a da Lua e que sequer será visível a olho tu, podendo ser observado apenas por quem tiver um telescópio.





O EarthSky explica também que não há nenhum risco de impacto pois a órbita do asteroide é conhecida, com ele voltando a passar pela Terra em novembro de 2040 - e depois em novembro de 2093. Em 1 de dezembro de 2140, ele passará a cerca de metade da distância Terra-lua. 

Antes disso, no dia 7 de outubro, o asteroide “2020 RK2”, com quase 81 metros de diâmetro e da mesma categoria “potencialmente perigoso”, passará pela Terra.

Passagem de asteroides próximos ao planeta são comum, de acordo com os alertas emitidos pela NASA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas