Caixa de explosivos é achada no porão da Fatec em Jundiaí - Itupeva Agora

Agora

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Caixa de explosivos é achada no porão da Fatec em Jundiaí







Um pedaço da história da Fepasa em Jundiaí foi encontrado na noite desta quarta-feira (30) em um porão do prédio utilizado pela Faculdade de Tecnologia (Fatec), na avenida União dos Ferroviários.

O achado, no entanto, causou alvoroço e medo no funcionário que o encontrou, já que se tratava de uma caixa com o dizer “explosivos”. Sem saber exatamente o que era o material, o funcionário resolveu chamar a Polícia Militar.

Como resultado, uma equipe da elite da PM, o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais), foi acionada, como acontece sempre que possíveis artefatos explosivos são encontrados.

A unidade é responsável pelo desarme ou detonação dos artefatos e esteve em Jundiaí na noite desta quarta, vinda de São Paulo. Após análise cautelosa do material, verificou-se que se tratava de explosivos de som e luz usados para comunicação entre maquinistas.







Descobriu-se ainda que a caixa estava há bastante tempo naquele local, armazenada na época em que no prédio funcionava a Ferrovia Paulista, a Fepasa, empresa estatal paulista de transporte ferroviário de cargas e passageiros.

Numa época em que a comunicação não era tão fácil ou rápida como a atual, explica o ferroviário Jovair Arantes, tais artefatos eram utilizados para avisar maquinistas sobre possíveis problemas na via férrea.





Além do Gate, o encontro da caixa mobilizou policiais militares do 11º Batalhão, guardas municipais e homens do Corpo de Bombeiros.


História


A Fepasa permaneceu em atividade de outubro de 1971 a maio de 1998, constituída a partir da unificação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, Estrada de Ferro Sorocabana, Estrada de Ferro Araraquara e Estrada de Ferro São Paulo e Minas.

A partir de junho de 1998, a estatal foi extinta e incorporada à Rede Ferroviária Federal. Hoje, o complexo abriga, além da Fatec, a Secretaria de Cultura, o Poupatempo, o Museu Ferroviário, a sede da Guarda Municipal, entre outros serviços públicos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas