Música mais lenta da história vai tocar por 639 anos - Itupeva Agora

Agora

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Música mais lenta da história vai tocar por 639 anos

 

Imagem: Arte Sonora





Neste mês, a composição musical Organ2/ASLSP (sigla que significa “o mais lentamente possível) trocou de nota pela primeira vez em muito tempo. A próxima troca de nota está prevista só para 2022 e a melodia deve ficar tocando sem parar até 2.640.

A peça musical foi criada pelo já falecido compositor John Cage, está sendo tocada na igreja St. Burchardi, em Halberstadt, na Alemanha, há 19 anos, desde setembro de 2001, por um instrumento especial que foi construído e instalado no local apenas para tocar pelo período previsto de 639 anos. As notas mudam em intervalos de meses a anos e cada mudança é compartilhada com espectadores em um evento na igreja.

A geringonça responsável pela execução (Imagem: Reprodução internet)






O tempo de duração escolhido foi uma homenagem ao órgão, que em no ano 2000 completou 639 de criação, sendo que o primeiro foi construído justamente na cidade de Halberstadt, em 1361.

A ideia do projeto surgiu em 1997, em um debate com musicistas e filósofos sobre a lentidão da composição em virtude das possibilidades que o órgão oferece. Cage não especificou quanto deveria durar a execução, a tarefa ficou a cargo dos musicistas.

A Organ2/ASLSP foi escrita em 1985 para o piano e foi adaptada para o órgão em 1987. Em 2009, Diana Luchese a executou por 14 horas e 56 minutos e outras vezes ela chegou a ser tocada por até 12 horas.

Assista ao "emocionante" evento da última troca de nota neste mês:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas