Estação de Bombeiros de Itupeva: Uma década de serviços prestados à população - Itupeva Agora

Agora

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Estação de Bombeiros de Itupeva: Uma década de serviços prestados à população






São dez anos de serviços prestados à população. Um verdadeiro orgulho para a cidade. Nesta quinta-feira, 3 de setembro, a Estação de Bombeiros de Itupeva completa uma década em ação.

Com a base instalada na rua João Sábio Gonçalves, 152, no Jardim Ana Luiza, a corporação atua por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo, atendendo as mais variadas ocorrências, como: salvamento (resgate em acidentes de trânsito, buscas em matas, afogamentos e enchentes), além de combate a incêndios (em residências, empresas, galpões e área florestal).






O fato de uma estação do Corpo de Bombeiros funcionar em Itupeva é uma grande vitória para o município, já que ainda existem muitas cidades que não possuem este recurso, buscando apoio de municípios vizinhos.

O sargento PM, Natanael de Castro Leite, explica que a corporação de Itupeva também atende as ocorrências de Cabreúva. “Durante os 10 anos de funcionamento da Estação de Bombeiros de Itupeva, notamos o crescimento da cidade e, consequentemente, um aumento significativo da demanda dos nossos atendimentos e, com isso, temos ciência da importância do nosso trabalho para a comunidade, salvando vidas, protegendo o meio ambiente e patrimônio. Por estes motivos, é fundamental a existência da base na cidade.”

Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Itupeva conta com um efetivo de 12 militares e mais 18 bombeiros públicos municipais. A unidade local possui um caminhão auto bomba, um caminhão tanque, uma viatura leve de resgate e uma orgânica.






Ocorrências Históricas

Um dia após a inauguração da Estação de Bombeiros de Itupeva, ou seja, 4 de setembro de 2010, uma empresa de reciclagem, instalada no limítrofe da cidade, próximo ao Portal, pegou fogo, afetando as estruturas. Segundo o bombeiro público municipal, Márcio Chinarelli, essa ocorrência foi muito marcante. “Logo no primeiro dia de atividades da estação, atuamos no combate ao incêndio, com apoio da Base de Bombeiros de Jundiaí, além disso, algumas empresas nos auxiliaram com caminhões-pipa. Foi uma ocorrência longa, que durou cerca de 30 horas ininterruptas, e felizmente conseguimos conter as chamas e não houve vítimas, apenas danos materiais”, recordou.









Chinarelli soma 10 anos de serviços prestados à Itupeva e também já vivenciou outros momentos marcantes na corporação. “No ano de 2018, fomos acionados pelo Policiamento Militar para uma ocorrência com afogamento de criança em piscina. Chegando ao local, a criança estava inconsciente nos braços de um policial. Em seguida, ele trouxe a menina, de aproximadamente 2 anos de idade, até a nossa viatura, sendo que a mãe que havia a retirado da água. Na sequência, fizemos as manobras de reanimação e a criança retomou a consciência, abrindo os olhos e chorando. Foi algo muito emocionante, porque, como pai, me coloquei no lugar daquela mãe e da família, que estavam em profundo desespero. Foi sem dúvidas, uma ocorrência muito marcante e gratificante, justamente pelo final feliz”, agradeceu.




Outra ocorrência de grande repercussão foi o incêndio na Serra do Inhandjara, no ano de 2011. O bombeiro público municipal, Vilella, descreveu que a base foi acionada por volta das 9h30, em um período de estiagem. “Recordo que estávamos palestrando para professores sobre os primeiros socorros, quando recebemos uma ligação, a respeito de um foco de incêndio na referida serra. Rapidamente, fomos ao local, e o trabalho de contenção foi iniciado. As atividades duraram 11 longos dias. Tivemos apoio das bases de Campinas, São Paulo, Jundiaí, do Exército e da tripulação do Águia (PM). Praticamente o morro todo foi devastado. O grau de dificuldade desta ocorrência foi tanto que, além de atuarmos na Serra do Inhandjara, também fomos acionados para conter fogo em mata em outros bairros da cidade e também em Cabreúva, além de resgates em rodovias. Felizmente, o trabalho foi concluído sem vítimas fatais.”






Saiba mais

A Estação de Bombeiros de Itupeva funciona 24 horas e pode ser acionada pelo telefone 193.

Um comentário:

  1. Quando precisei deles (Bombeiros)nunca atenderam prontamente, sempre com desculpa que estavam atendendo outras ocorrência , última chamada aqui para o Cafezal2 houve uma queimada grande, foram acionados,mas nem tomaram conhecimento!

    ResponderExcluir

Notícias relacionadas