Dois estudantes de Jundiaí estão na Seleção Brasileira de Astronomia - Itupeva Agora

Agora

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Dois estudantes de Jundiaí estão na Seleção Brasileira de Astronomia









Tiago Mariotto Lucio e Vítor Eduardo Costa Santos, dois estudantes de 17 anos, de Jundiaí, se classificaram para integrar a Seleção Brasileira de Astronomia e disputar competições internacionais na área.

A classificação veio depois de diversas etapas da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), em que Tiago terminou com a terceira maior nota do país. Com o resultado, ele vai disputar a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) na categoria individual. “Estou me preparando desde o 9º ano”, disse o estudante do ensino médio, em reportagem do Jornal de Jundiaí.

Já Vítor, ficou na 16ª posição e disputará a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (IOAA). “A gente estava esperando a divulgação do resultado há uma semana. 

Estávamos ansiosos, atualizando o site freneticamente, mas enviaram a classificação por e-mail no sábado. Eu acho que ser online, no caso da seletiva, prejudicou um pouco porque o processo é muito interessante, em especial a interação com os outros competidores”, contou ele ao JJ.








Um dos responsáveis pela conquista dos jovens, é Virgílio Siqueira, professor de Física e Astronomia do Colégio Leonardo Da Vinci, onde ambos estudam.

“Na Latino-Americana o Brasil é o país com mais medalhas há algum tempo. Na Internacional não, mas quem sabe muda. É a primeira vez que coloco dois alunos de uma vez na seleção. É um orgulho, a conquista do trabalho. Desde que eu trabalho com a OBA, sempre tem classificação”, disse ele.
Ambas as competições serão realizadas online, por conta da pandemia.

Com informações do Jornal de Jundiaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad