Prefeitura de Itupeva cobra Rapido Luxo Campinas para normalizar horários de ônibus - Itupeva Agora

Agora

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Prefeitura de Itupeva cobra Rapido Luxo Campinas para normalizar horários de ônibus






Rápido Luxo Campinas é recordista em reclamação

A população de Itupeva tem reclamado constantemente sobre uma série de problemas que afetam os passageiros do transporte público.

Uma questão recorrente na cidade relatada por muitos usuários é a falta de horários de ônibus da empresa Rápido Luxo Campinas.

O morador do bairro Nova Monte Serrat, Luiz Carlos Santos, que trabalha em Jundiaí, afirmou que além da falta de ônibus os horários não são precisos, “O que dificulta a minha ida ao trabalho, sendo que, por muitas vezes chego atrasado”, comentou.

Outro morador da cidade, do bairro da Chave, João Augusto Lima, salientou que a diminuição dos horários de ônibus alterou sua rotina diária. “Agora tenho que sair bem mais cedo de casa para pegar a condução e chegar a tempo no trabalho e no retorno acabo esperando muito tempo no ponto e chego em casa muito tarde”, detalhou.




Rápido Luxo Campinas: Ônibus mal cuidados

Um outro morador de Itupeva, José Luiz Costa, do bairro Independência ressaltou que, a conservação dos veículos também é bem precária. “A sujeira, o banco quebrado são bem evidentes, além do que, existe a superlotação em horários de pico, como, por exemplo, às 7h40, que geralmente chega atrasado e, ainda, no transporte não há álcool em gel para higienização das mãos dos passageiros”, comentou.

Fiscais da empresa da Rápido Luxo Campinas que não quiseram se identificar informaram que a empresa opera durante a semana com os horários de sábado e ainda reduzidos o que significa menos da metade dos ônibus que circulariam normalmente, segundo os fiscais.

A reportagem entrou em contato com a Rápido Luxo Campinas, mas não obteve retorno.c



Viação Itupeva também é alvo de reclamações

Outros usuários também mencionaram os ônibus da Viação Itupeva.
Lucas Alves, do Jardim São Vicente, ressaltou que notou a diminuição dos horários de ônibus que circulam na região central da cidade. “Essa diminuição tem atrapalhado a minha locomoção de um bairro para outro, principalmente por conta do meu trabalho no período da manhã”, disse.
Da Vila São João, o morador Antônio Lopes, também reclamou da diminuição dos horários, mas notou que os ônibus que circulam pela avenida Emilio Chechinato e imediações do Parque da Cidade estão equipados com álcool em gel. “Isso é essencial para a utilização do ônibus, em prol dos passageiros”, declarou.

Procurada, a Viação Itupeva, por meio do gerente Fernando Resende explicou que os horários de atendimento à população foram diminuídos em função da pandemia do Coronavírus. “Fizemos isso num primeiro momento pensando no bem-estar da população, para que a mesma seguisse a quarentena e também em virtude da diminuição excessiva de passageiros. No entanto, os ônibus continuaram circulando, tendo em vista que vários usuários dependem deste transporte”, disse.




Questionado sobre a reabertura gradual do comércio e a não retomada de todas as linhas, Fernando Resende salientou que a cada 10 passageiros que a empresa transportava em fevereiro (antes da pandemia), apenas 4 voltaram a utilizar o transporte público. “A partir deste cenário houve um desequilíbrio financeiro nas contas da empresa e tivemos que readequar as tabelas de horários, visando o melhor aproveitamento dos carros em trânsito”, explicou. Resende esclarece que a frota vai se normalizar conforme a demanda.

Viação Itupeva: sem demissões de funcionários

Em tempo, Fernando Resende salientou que a empresa não demitiu nenhum funcionário neste período de pandemia. “Além disso, desde o começo da pandemia, a empresa adotou como medida preventiva, a assepsia interna dos veículos, com uso do álcool e desinfetante na garagem e na Rodoviária. Soma-se também a disponibilização do álcool em gel para os passageiros e funcionários no embarque”, confirmou.

Por fim, Fernando Resende relatou que além da fiscalização de rua, da Ouvidoria (Fale Conosco – www.viaitupeva.com.br) e os telefones (11) 4591-1972 e (11) 4496-2853, a Viação Itupeva acompanha a demanda dos usuários. “Estamos à disposição para sugestões e reclamações, visando sempre o melhor atendimento à população de Itupeva. Além do que, estamos readequando os horários, de acordo com a demanda existente. Portanto, é importante que os usuários entrem em contato com a Viação Itupeva, pelos canais mencionados”, concluiu.

Prefeitura de Itupeva pede esclarecimentos

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da prefeitura de Itupeva que informou que a secretaria de mobilidade urbana a pedido do prefeito solicitou esclarecimentos da empresa Rapido Luxo Campinas sobre a redução da frota e também vai formalizar uma reclamação junto a ARTESP que é responsável pela concessão estadual das linhas intermunicipais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad