Em entrevista ao Itupeva Agora, Orkut Buyukkokten, criador do Orkut e do Hello, conta como enxerga as redes sociais nos dias de hoje - Itupeva Agora

Agora

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Em entrevista ao Itupeva Agora, Orkut Buyukkokten, criador do Orkut e do Hello, conta como enxerga as redes sociais nos dias de hoje






O Itupeva Agora, conversou via e-mail com Orkut Buyukkokten, criador das redes sociais Orkut e Hello. Orkut, desenvolveu a rede social que levava seu nome como um projeto independente enquanto estudava na Universidade de Stanford, e mais tarde também enquanto trabalhava no Google. Atualmente, ele é SEO da Hello, nova rede social, focada em comunidades.

O Hello foi criado pelo mesmo criador do orkut.com, Orkut Buyukkokten, quais são as semelhanças e diferenças entre as duas redes?


O orkut.com tornou o mundo um lugar melhor, criando conexões autênticas e construindo comunidades. Muitos de nós fizemos amigos, expandimos nossas carreiras, até encontramos o amor de nossas vidas e criamos famílias no orkut.com. Ele foi construído em uma época em que o consumo de mídia social era principalmente via desktops e navegadores da web e os smartphones ainda não eram tão populares.

O cenário digital e social mudou muito desde os primeiros dias das redes sociais. Hoje, mais de 60% da população mundial possui smartphones e temos uma geração que está sempre online e usando várias redes sociais ao mesmo tempo. Criamos o hello.com para esta nova era. O hello.com é um sucessor espiritual do orkut.com com o objetivo de criar conexões significativas e promover a felicidade. A rede Hello.com é baseado em valores como amizade, união, bondade, compaixão e amor que é o que nos tornam humanos.

Como a Hello difere de outras redes sociais existentes, como Facebook e o Instagram ?


O Facebook oferece um espaço vitalício para amigos e familiares. Serviços como o Instagram ou o Twitter são mais para transmitir mensagens aos seguidores. Essas redes não permitem que as pessoas se conectem umas com as outras como fazemos na vida real. O conteúdo que você vê nesses serviços geralmente é orquestrado, filtrado e compartilhado para atrair mais visualizações e seguidores. Como o conteúdo não é autêntico, esses serviços estão causando ansiedade, depressão, infelicidade e solidão ao invés de união e felicidade. Os serviços são otimizados para aumentar o tempo gasto e o engajamento do anunciante, não para permitir interações reais, autênticas e valiosas.

A missão da hello é unir as pessoas criando conexões significativas e fornecendo um espaço onde os usuários podem expressar quem são, o que amam, sem medo de julgamento ou rejeição. Nossa experiência e algoritmos são otimizados para permitir conexões autênticas e aumentar a felicidade.

Tanto a Hello quanto o orkut.com, em sua maioria tem usuários brasileiros, a que você atribui o sucesso de suas redes sociais no Brasil?


Sempre fui fascinado pelo Brasil e pelos brasileiros. Os brasileiros têm uma qualidade genuína muito especial para eles. Eles são muito simpáticos, acolhedores e cheios de amor. Eles são extremamente apaixonados por tudo o que fazem. Sua abertura a novidades frequentemente os torna pioneiros. Sua simpatia e curiosidade natural tornaram o orkut.com muito popular no Brasil. Construímos o hello pensando no mesmo público, uma base de usuários expressiva, simpática, acolhedora e apaixonada como o povo brasileiro. Como resultado, decidimos lançar o Hello primeiro oficialmente  no Brasil.





Como você vê as redes sociais hoje, principalmente o Tik Tok, que apareceu recentemente e vem atraindo novos usuários?


Acho que as pessoas estão procurando por experiências autênticas mais do que nunca. Mais de 60% dos usuários do TikTok são da Geração Z, que são usuários com 24 anos ou menos. Esta geração cresceu com as redes sociais e tem mais consciência sobre a polarização, conteúdo falso e filtros nas redes sociais. Eles preferem conexões genuínas e autoexpressão. O TikTok oferece uma nova alternativa com formato de vídeo rico e fácil de consumir.

Como é o seu relacionamento com as redes sociais hoje? você costuma usar muito?


Vivo e respiro redes sociais. Passei quase toda a minha vida e carreira conectando pessoas por meio da tecnologia. Eu ainda os uso diariamente, mas tento não gastar muito tempo com elas, exceto o Hello. No Online, pessoas comuns se tornam repentinamente cientistas, políticos, fotógrafos profissionais e viajantes globais. Pessoas e amigos que amo e adoro, que são seres amáveis ​​e inteligentes, de repente se tornam parte da cultura de querer destaque; compartilhar fotos de viagens, jantares sofisticados, selfies com celebridades, praticamente qualquer coisa que chame a atenção das pessoas. Infelizmente, as redes sociais de hoje capacitam e criam narcisistas e fazem você quase odiar seus amigos. Como resultado, tenho gasto menos tempo com eles.
O que está acontecendo na mídia social me inspirou a criar o hello.com, que tem tudo a ver com fazer conexões significativas, criando comunidades felizes e promovendo amizade, gentileza e amor.

Que conselho você daria para alguém que está começando hoje a estudar programação e TI?


Uma carreira em programação e TI é um grande compromisso. Este campo requer muito trabalho árduo e disciplina. Programação e TI são difíceis, mas isso é bom. Ser um bom engenheiro de software ou profissional de TI abrirá muitas portas para você. A boa notícia é que há muitos recursos por aí, desde vídeos do YouTube ao GitHub, que tornam mais fácil aprender e adquirir habilidades. Tenho amigos que fizeram um acampamento de verão em programação e foram contratados em grandes corporações como Facebook ou Google.

A chave do sucesso é ser apaixonado pelo que você faz e trabalhar com pessoas diferentes que são melhores do que você, que podem desafiá-lo e tirá-lo de sua zona de conforto.





Eu li, em um artigo seu que você se considera um geek / nerd, como você vê a comunidade geek cada vez mais popular com mais seguidores e em contraste com algumas pessoas de mente mais fechada.


O que torna os geeks incríveis é seu fascínio por um tópico e sua vontade de analisá-lo infinitamente. Qualquer coisa em que colocam seus cérebros é um coração, eles buscam com amor.

Na década de 1950, os nerds seriam considerados convencionais, antiquados e de mente fechada. Felizmente, geeks e nerds são os garotos legais agora. Temos até geeks celebridades como o astro de Superman e Witcher,Henry Cavill, que constrói um computador do zero e o compartilha na Internet. Acredito que nossa sociedade tornou os geeks mais bem-vindos e celebrados até mesmo por pessoas de mente fechada.

Estudos apontam que o futuro das redes sociais está voltado para a criação de comunidades. Como o app hello se encaixa nessa tendência?


O recurso mais popular no orkut.com eram as comunidades. As comunidades fornecem um espaço onde os usuários se sentem bem-vindos e compartilham o que amam. As comunidades ajudaram todos a encontrar pessoas com interesses semelhantes e fazer novos amigos. Projetamos toda a experiência do hello em torno das comunidades. O que temos em comum é a maneira mais fácil de nos relacionarmos e nos conectarmos com as pessoas. Com o Hello, podemos fazer novos amigos, encontrar o amor e nos expressar sem medo de julgamentos ou represálias. Podemos pertencer e ser felizes juntos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad