Carga viral do coronavírus pode ser reduzida por enxaguante bucal - Itupeva Agora

Agora

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Carga viral do coronavírus pode ser reduzida por enxaguante bucal





Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade alemã Ruhr-Bochum, alguns antissépticos bucais podem ser capazes de tornar inativo o vírus do Covid-19, reduzindo o risco de transmissão no curto prazo.
O estudo foi publicado no periódico científico The Journal of Infectious Diseases, com testes realizados em oito tipos de enxaguantes bucais diferentes, misturando-os com partículas virais durante 30 segundos e, em seguida, aplicando-as às células Vero E6, receptivas ao Sars-Cov-2.

Foram testados oito tipos de enxaguantes bucais diferentes. Nos resultados, todos os produtos testados conseguiram reduzir a concentração do vírus nas amostras. Além disso, três enxaguantes eliminaram o coronavírus das amostras, conforme apontaram as análises. "Várias formulações com propriedades inativadoras de SARS-CoV-2 significativas in vitro apoiam a ideia de que o enxágue oral pode reduzir a carga viral da saliva e, portanto, diminuir a transmissão de SARS-CoV-2", afirma o grupo de pesquisadores no estudo publicado pelo Journal of Infectious Diseases.



Em outras palavras, o uso desses enxaguantes bucais (pelo menos o das marcas testadas pela pesquisa) poderia, provavelmente, reduzir a carga viral e diminuir o risco de transmissão do coronavírus, durante um curto período — o que não significa dizer que bochechos são adequados para tratar casos da COVID-19 e nem como forma de proteção contra a doença.

“Fazer gargarejos com enxaguante bucal não pode inibir a produção de vírus nas células”, explica Toni Meister, “mas pode reduzir a carga viral, em curto prazo, de onde vem o maior potencial de infecção, ou seja: a cavidade oral e a garganta — e isso pode ser útil em certas situações, como [em consulta] no dentista ou durante o atendimento médico de pacientes com COVID-19", complementa o cientista envolvido no experimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad