Tecido desenvolvido no Brasil capaz de eliminar coronavírus em dois minutos chega ao mercado - Itupeva Agora

Agora

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Tecido desenvolvido no Brasil capaz de eliminar coronavírus em dois minutos chega ao mercado





Desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), um tecido com nanopartículas de prata e sílica, que promete eliminar o novo coronavírus em dois minutos, já está no mercado, sendo utilizado para a fabricação de roupas e, em especial, jalecos para profissionais da saúde. As informações são do G1.

A tecnologia foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a empresa de tecnologia Nanox, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o custo de produção do tecido especial para um normal é apenas 5% maior.




De acordo com Elson Longo, pesquisador e professor do Instituto de Química da UFSCar, em entrevista ao G1, ele explicou que já se sabia que o tecido poderia eliminar fungos e bactérias, mas agora também foi descoberto a eficiência para a covid-19. “Esse composto matou 99,9% do coronavírus e a vantagem deste produto é que ele tem durabilidade de dois anos, aguenta pressão e aguenta temperatura”.

“Como o material apresenta essa propriedade bactericida mesmo após 30 lavagens, provavelmente mantém a atividade antiviral por esse mesmo tempo”, disse o diretor da Nanox, Gustavo Simões.

De acordo com o Simões, o tecido criado pelos pesquisadores está sendo usado por pelo menos cinco empresas do interior de São Paulo e é uma proteção barata contra o vírus. As empresas que estão trabalhando com a tecnologia são Ebraz, em Itu; Saltorelli Têxtil, em Americana; Textil PBS, em Nova Odessa; Delfim, em Sorocaba; e Marco Pólo Têxtil, em Guarulhos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad