Departamento de Saúde da Flórida alerta para caso de “ameba comedora de cérebros” - Itupeva Agora

Agora

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Departamento de Saúde da Flórida alerta para caso de “ameba comedora de cérebros”


O Departamento de Saúde da Flórida (EUA) emitiu um alerta aos moradores do condado de Hillsborough após confirmar que uma pessoa contraiu uma ameba Naegleria fowleri, uma microscópica ameba unicelular que causa infecção no cérebro e conhecida como “ameba comedora de cérebro”.



A ameba é frequentemente encontrada em água morna, entra no corpo pelo nariz e pessoas infectadas apresentam sintomas como febre, náusea, vômito, rigidez na nuca e dores de cabeça. A estimativa é que seja fatal em 97% dos casos. Segundo informações, os EUA registraram 143 casos conhecidos da ameba, com apenas 4 pessoas tendo sobrevivido.
O Departamento de Saúde não divulgou detalhes sobre o estado de saúde do paciente ou como contraiu a ameba, que não é contagiosa de pessoa para pessoa.



As autoridades locais recomendaram que a população evite o contato do nariz com água encanada e de outras fontes, incluindo lagos, rios e canais, por exemplo, que apresentam maior risco de contaminação nos meses de julho, agosto e setembro, que são mais quentes.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, mesmo com a presença da ameba comum em ambientes de água doce – em geral, ela se alimenta de bactérias encontradas nos sedimentos de regiões alagadas – a infecção é rara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas