Aumento na testagem para COVID-19 possibilita detecção, mapeamento e isolamento de casos em Itupeva - Itupeva Agora

Agora

terça-feira, 21 de julho de 2020

Aumento na testagem para COVID-19 possibilita detecção, mapeamento e isolamento de casos em Itupeva









“A testagem para o Coronavírus é um procedimento muito importante, principalmente, para saber quais são os cuidados que devem ser adotados, já que o vírus avança rapidamente”, essa é a opinião da moradora do Jardim Santa Helena, Samanta Cristina Munarolo Rodrigues, de 37 anos, que testou negativo para a Covid-19.
Samanta realizou o teste na Unidade Sentinela – destinada a pessoas com sintomas gripais e que foi estruturada na UBS Central, na rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, 184, no Jardim São Vicente.








Ela conta que a preocupação era porque o marido estava com os sintomas da doença, e a mãe dela mora no fundo da casa do casal. “Pelo fato da minha mãe, que tem 80 anos de idade, morar nos fundos da minha casa e ser do grupo de risco, eu precisava realizar a testagem, para saber como iria proceder e preservar a saúde dela. Tanto aqui (Unidade Sentinela), quanto no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida fui muito bem atendida”, agradeceu.

Quem também realizou o teste na Unidade Sentinela foi a moradora da Vila São João, Amanda Prado, de 22 anos. “Felizmente testei negativo para Covid-19 e estou mais aliviada. O atendimento na Unidade Sentinela foi rápido e tudo ocorreu bem”, detalhou.

A Prefeitura de Itupeva informa que, em média, realiza 60 testes por dia. “Temos hoje, 500 unidades de testes enviadas pelo Ministério da Saúde para aplicação. Ou seja, conseguimos manter este procedimento de 60 testes por dia, por pouco mais de uma semana”, explicou a secretária de Saúde, Luciane Cunha.








Até agora, a Prefeitura de Itupeva já aplicou aproximadamente 4 mil testes, o que representa 6,55% da população.

Luciane Cunha salientou que, o aumento em relação ao número de casos na cidade se deve ao aumento na testagem. “70% dos casos notificados são síndromes gripais leves. No entanto, a testagem possibilita o monitoramento da população que já teve Covid-19, além do que, norteia as ações de saúde no combate e avanço do Coronavírus no município.”

Saiba mais - A Unidade Sentinela funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7 às 19 horas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad