Amostras de esgotos indicam que Coronavírus já estava presente no Brasil antes de surgir oficialmente na China - Itupeva Agora

Agora

sexta-feira, 3 de julho de 2020

Amostras de esgotos indicam que Coronavírus já estava presente no Brasil antes de surgir oficialmente na China










A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou que o Sars-CoV-2 foi encontrado em duas partículas do esgoto de Florianópolis em novembro de 2019. O estudo, ainda preliminar, indica que o vírus poderia já estar na capital de Santa Catarina, mais de um mês antes de ser identificado e anunciado globalmente.

Intitulado "SARS-CoV-2 in human sewage in Santa Catarina, Brazil, November 2019", o novo estudo tem participação de pesquisadores da UFSC, da Universidade de Burgos, da Espanha, e da start-up Neoprospecta/BiomeHub, de Florianópolis.










Foram analisadas amostras congeladas de esgoto bruto -- que tinham sido coletadas por outros estudos dentro da universidade -- do final de outubro do ano passado até o início de março de 2020 da rede pública da região central de Florianópolis. A ideia dos pesquisadores foi investigar o material como ferramenta epidemiológica.

"Trabalhar com amostras de esgoto é uma rotina, sempre se deixam amostras reservadas um banco de amostas em vários laboratórios", falou Maria Elisa Magri, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.
As amostras entre 30 de outubro e 6 de novembro não tinham o Sars-CoV-2. A primeira amostra positiva foi colhida em 27 de novembro na região central de Florianópolis. Desde então, todas elas, até março, tiveram concentrações do novo coronavírus. O esgoto analisado dos meses anteriores não tinha qualquer vestígio genético do SARS-CoV2.









Os resultados mostram que o patógeno chegou tanto ao território brasileiro como à América bem antes da confirmação do primeiro caso da Covid-19, visto que o primeiro diagnóstico positivo da doença no continente ocorreu em 21 de janeiro de 2020, nos Estados Unidos. Atualmente, segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, o Brasil tem 1.448.753 casos confirmados do novo coronavírus e 60.632 óbitos provocados por ele.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas