Polícia emite alerta - Pela internet “Homem Pateta” induz crianças ao suicídio - Itupeva Agora

Agora

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Polícia emite alerta - Pela internet “Homem Pateta” induz crianças ao suicídio





A Polícia investiga um perfil nas redes sociais que usa fotos que remetem a uma versão "humana" do personagem Pateta, da Disney. São vários perfis que se aproximam de menores de idade no Facebook por meio de mensagens pertubadoras, que podem induzir ao suicídio.

O perfil foi criado há três anos e surgiu no México. Com o tempo, os perfis falsos foram se multiplicando e chegaram ao Brasil. O alerta veio primeiramente do Tribunal de Justiça e da Polícia Civil de Santa Catarina.




“Este perfil faz o desafio para que o interessado envie uma mensagem privada e, em resposta, passa a enviar vídeos, textos, áudios e até a fazer ligação por vídeo ao vivo. Essas mensagens causam desconforto, medo, terror e podem até induzir ao suicídio”, explica a delegada de Polícia Civil Fernanda Lima, em um vídeo postado em sua conta no Instagram.

“O que a gente tem visto é que são pessoas que usam perfis falsos em redes como Tik Tok, Instagram e Facebook para atrair crianças e adolescentes para conversas privadas. Nessas conversas, eles podem ameaçar, intimidar, chantagear e há, também, a preocupação de que possam até passar informações sobre técnicas de suicídio”




Agora, é preciso ficar atento ao comportamento da criança. "Em geral, eles pedem para elas apagarem as mensagens e não deixam rastro. Os pais devem monitorar se houve alguma mudança comportamental no filho. Geralmente ele fica mais deprimido, isolado e com medo", explicou a delegada.

O Facebook informou que está investigando o caso e que páginas falsas ou com conteúdos que incentivem a automutilação estão sujeitas à remoção, de acordo com as políticas da empresa.


FONTES:

JORNAL METROPOLES - https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/homem-pateta-das-redes-sociais-induz-criancas-ao-suicidio-alerta-policia

R7 - https://noticias.r7.com/cidades/alerta-homem-se-veste-de-pateta-e-ameaca-criancas-nas-redes-sociais-25062020



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad