‘Poeira’ do Saara atinge Cuba e já prejudica ar na Flórida - Itupeva Agora

Agora

quinta-feira, 25 de junho de 2020

‘Poeira’ do Saara atinge Cuba e já prejudica ar na Flórida









A nuvem de poeira do deserto do Saara, que atravessou o Atlântico, atingiu Cuba nessa quarta-feira (24) e começou a afetar a qualidade do ar na Flórida, nos Estados Unidos, no mesmo dia. A qualidade do ar em Cuba piorou nesta quinta-feira (25) e a nuvem deve continuar sobre a ilha até sexta-feira (26).








Em Havana, o fenômeno causa uma deterioração considerável na qualidade do ar, segundo relatou o cientista Eugenio Mojena. Alguns especialistas chamam a intensa massa de ar muito seco e com poeira do deserto africano de “nuvem de poeira Godzilla”.

É um fenômeno que ocorre anualmente, mas parece ter se intensificado em 2020. Impulsionado por ventos fortes, o pó do Saara viaja através do Oceano Atlântico do oeste da África durante a primavera no hemisfério norte.

Nesta ocasião, a massa de ar seca e poeirenta percorreu 8 mil km até o Caribe e começou a encobrir desde o domingo (21) San Juan, capital de Porto Rico, que parecia envolta em uma camada de neblina. Agora, um sistema de alta pressão empurra o pó saariano até a costa do Golfo da Flórida.

(Fonte: G1. Imagem: AFP/Yamil Lage)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad