Coronavírus pode ter surgido na Espanha, ao invés da China - Itupeva Agora

Agora

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Coronavírus pode ter surgido na Espanha, ao invés da China







O Coranvírus pode ter surgido na Espanha, ao invés da China. Na última sexta-feira 26, a A Universidade de Barcelona comunicou que virologistas espanhóis identificaram traços do vírus em uma amostra residuais coletadas na cidade do dia 12 de março de 2019, mostrando que o SARS-CoV-2 circulava na cidade muito antes de ser conhecido.





O líder da pesquisa, Albert Bosch, explicou que a equipe testava desde abril amostras para identificar possíveis novos surtos. Apesar de ser uma doença respiratória, estudos anteriores demonstraram que existe grande quantidade do genoma do vírus nas fezes. Por isso, a análise de águas residuais de esgoto pode ser usada para detectar de forma precoce a circulação do coronavírus, já que muitas pessoas são assintomáticas. Foi através dessa análise que a equipe de Bosch descobriu que em 15 janeiro o vírus circulava na Espanha, 41 dias antes da confirmação do primeiro caso.

Com esse resultado, os pesquisadores decidiram analisar amostras mais antigas, de janeiro de 2018 a dezembro de 2019. Todas deram negativo para a presença do coronavírus, até que chegaram ao dia 12 de março de 2019. “Os níveis de Sars-CoV-2 eram baixos, mas eram positivos”, disse Bosch sobre essa amostra.

Caso se confirme a informação de que o vírus estava presente na Espanha anteriormente, pode-se concluir que a covid-19 apareceu bem antes do que o imaginado pela comunidade científica.

De acordo os pesquisadores, os níveis de SARS-CoV-2 foram baixos, mas o suficiente para o resultado positivo. O estudo será revisado por outros cientistas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad