Covid-19 pode deixar sequelas terríveis em pacientes recuperados, apontam estudos - Itupeva Agora

Agora

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Covid-19 pode deixar sequelas terríveis em pacientes recuperados, apontam estudos





Estudos realizados em várias partes do mundo têm alertado que pessoas que contraíram o Covid-19, podem ter diversos tipos de sequelas, mesmo depois de meses recuperadas.
Uma extensa reportagem da CNN no dia 21 deste mês*, mostrou que na Europa, em países onde o pico da infecção da doença já passou, os governos estão começando a oferecer serviços de reabilitação aos sobreviventes, como acontece no Reino Unido e na Itália. Isso porque pesquisas indicam que o coronavírus é uma doença multissistêmica, que pode danificar não apenas os pulmões, mas também os rins, fígado, coração, cérebro e sistema nervoso, pele e trato gastrointestinal.



Enquanto isso, nos EUA, um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, mostra que mais de 30% dos pacientes que não são hospitalizados têm sintomas a longo prazo, muitos deles jovens e saudáveis, com cerca de 20% dos pesquisados entre 18 a 34 anos, tendo sintomas duradouros.
Denise Garret, médica, cientista, epidemiologista e vice-presidente do Sabin Vaccine Institute organização sem fins lucrativos localizada em Washington, D.C., nos EUA, que promove o desenvolvimento, a disponibilidade e o uso globais de vacinas, reuniu em uma thread no Twitter, diversos estudos que apontam para as sequelas pós recuperação ao Covid-19: https://threadreaderapp.com/thread/1288250283227848712.html
O grande desafio agora, apontam os pesquisadores, é identificar quais problemas secundários a doença pode deixar aos pacientes recuperados e como tratá-los.

https://edition.cnn.com/2020/07/19/health/long-covid-italy-uk-gbr-intl/index.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad