Turismo rural: conheça 7 roteiros incríveis para aproveitar as férias - Itupeva Agora

Agora

07 dezembro, 2017

Turismo rural: conheça 7 roteiros incríveis para aproveitar as férias


Roteiros oferecem visitas e degustação de produtos agrícolas em fazendas, vinícolas e alambiques 

Texto: Carolina Barros (carolina@sfarming.com.br). 

Tem gente que não gosta de praias lotadas, de bares e baladas. Para quem busca paz e sossego nas férias, o turismo rural pode ser a melhor opção.

Além disso, os destinos no campo oferecem a oportunidade de entender como funciona a produção agropecuária e se divertir com degustações de produtos agrícolas, passeios e atividades ao ar livre. Conheça alguns dos principais roteiros de turismo rural do Brasil.

1 – Roteiro do Vinho O Roteiro do Vinho é parte do turismo na cidade de São Roque, que fica a 50 quilômetros da capital paulistana. Ele é formado por vinícolas, adegas, restaurantes e pousadas na Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. O passeio pelo roteiro é grátis e pode ser feito em carro particular. O visitante paga apenas o que for consumido nas vinícolas. Os estabelecimentos funcionam de fins de semana e feriados e as vinícolas durante toda a semana. A maioria dos estabelecimentos não cobra entrada para visitação, mas existe uma taxa caso o turista queira fazer visita guiada pela vinícola. A colheita da uva acontece no verão, entre os meses de janeiro e fevereiro, e pode ser acompanhada pelos visitantes. Já o inverno é ideal, pelo clima, para a degustação de vinhos. Além disso, os visitantes podem conhecer as plantações de alcachofra e hortaliças que fazem parte da agricultura da cidade. Confira mais informações no site oficial do roteiro (clique aqui para acessar).

2 – Rota do Vale do Paraíba Histórico O roteiro inclui fazendas históricas das cidades de Areias, Bananal e São José das Barreiras. Durante a Era do Café, a região era muito rica e se destacava na produção de café. Hoje, é um polo do turismo rural, porque possui fazendas com casarões que funcionam como hotéis, onde os visitantes podem conhecer sobre a história da região e a produção cafeeira. Os turistas podem fazer cavalgadas, participar de almoços coloniais, visitar os cafezais e fazer visitas guiadas pelas fazendas. Algumas são inclusive tombadas como patrimônio histórico e têm casarões que datam de 1800. Na cidade de Areias, a principal atração é a fazenda Vargem Grande, que tem o jardim de Roberto Burle Marx. Para conhecer mais, acesse o site do roteiro.

3 – Rota da Cachaça A Rota da Cachaça é parte do Circuito das Águas, um dos roteiros de turismo rural do interior paulista. Os alambiques ficam na cidade de Monte Alegre do Sul, a 140 quilômetros de São Paulo capital. Segundo a Associação de Produtores de Cachaça de Monte Alegre e Região (Aprocamas), a cidade é responsável pela produção de 500 mil litros de cachaça artesanal por ano. A rota é um passeio para conhecer os tradicionais alambiques artesanais da cidade, que produzem cachaça desde 1905. A bebida é feita em alambique de cobre e destilada com fermento natural. Ao todo, existem 57 alambiques ativos na cidade. Os visitantes podem conhecer o processo de produção de cada um deles e degustar as bebidas. Nos dois últimos finais de semana de agosto e no primeiro de setembro acontece na cidade a Festa do Morango e da Cachaça, em que há a venda de produtos artesanais. Encontre mais informações online, aqui. 

4 – Circuito das Frutas O Circuito das Frutas é formado por dez municípios no interior de São Paulo, que se associaram para investir no turismo rural. As cidades são produtoras de frutas e hortaliças, como Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. O roteiro permite que o turista conheça as atividades ligadas ao cultivo e agroindústria. Os turistas podem visitar apiários, fazendas de frutas, sítios, viveiros, chácaras e vinhedos de pequenos produtores. Nesses municípios, destacam-se a produção de uvas, caquis, morangos e pêssegos. Para saber mais, acesse o site.

5 – Rota do Tucunaré Para quem gosta de pescaria, esse roteiro em Minas Gerais é o ideal. A diversão é garantida na Represa de Furnas, que fica em Tupaciguara. Lá, turistas podem aproveitar a pescaria esportiva na represa e conhecer os ranchos da região. Além dessa cidade, o roteiro também inclui Araguari, que oferece ao turista opções de cachoeiras, grutas e reservas ecológicas. Outro município visitado na região é Uberlândia, a maior cidade do Triângulo Mineiro. Para mais informações, acesse o site oficial.

6 – Circuito Italiano de Turismo Rural Na região do município de Colombo, no Paraná, o turismo rural é uma prática que existe desde 1999. A área recebeu muitos imigrantes italianos que tinham na agricultura a principal fonte de renda. Por causa disso, foi criado o circuito, que tem como objetivos preservar o meio ambiente e a cultura local. Na região, há igrejas, casarões históricos, restaurantes de culinária colonial e locais reservados para a pesca esportiva. Entre os passeios, destacam-se as vinícolas que oferecem degustação de vinhos, licores e geleias. Confira mais detalhes aqui.

 7 – Circuito Sabiá Esse roteiro fica na região do Rio Sabiá, no município de Matelândia, Paraná. Com foco na agricultura familiar, esse circuito é formado por famílias de agricultores que recebem turistas em visitas integradas às propriedades, para conhecerem o sistema de produção, além de saborear o café e o almoço colonial com alimentos frescos e naturais. Os turistas também podem visitar cachoeiras, represas e orquidários nas propriedades. Acesse o site oficial para informações, aqui.

Artigo original do site SF Agro | Farming Brasil: http://sfagro.uol.com.br/turismo-rural-conheca-7-roteiros-incriveis-para-aproveitar-as-ferias/

Fonte: sfagro.uol.com.br/turismo-rural-conheca-7-roteiros-incriveis-para-aproveitar-as-ferias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad