Proerd forma alunos de dez escolas da rede municipal - Itupeva Agora

Agora

01 dezembro, 2017

Proerd forma alunos de dez escolas da rede municipal

Na tarde desta quinta-feira (30), alunos de dez escolas da rede municipal de ensino participaram da cerimônia de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), idealizado e aplicado pela Polícia Militar de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Itupeva. O evento foi realizado na Chácara do Abobrinha e reuniu mais de 500 pessoas, entre alunos, professores, diretoras, servidores públicos, policiais militares e demais autoridades.

O prefeito Marcão Marchi parabenizou a PM pela iniciativa e afirmou que a escola deve estar sempre de portas abertas para receber ações como esta. “Eventos como este me dão energia para trabalhar cada vez mais pelo nosso município. Precisamos cuidar das crianças, que são o futuro de nossa cidade. Parabéns à Policia Militar por esse programa”.

“É um projeto excepcional para as crianças da nossa cidade, uma ação de parceria da Polícia Militar com a Secretaria de Educação e Cultura, que previne os alunos”, comentou Eri Campos, presidente da Câmara.

O Proerd é um programa de educação preventiva contra o uso de drogas. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão de terceiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas. “Acredito que esse programa ensinou e mudou a vida de muitas crianças e também de muitas famílias. É uma aprendizagem que levarão para a vida toda”, disse Fábio José Andrade, secretário de Educação e Cultura.

As lições aplicadas tem por objetivo desenvolver nos alunos a auto-estima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões pelo uso de drogas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre escola, família e a polícia.

“É uma emoção muito grande participar dessas formaturas. Estamos formando futuros adultos, pessoas que aprenderam desde cedo o que é certo e errado, e qual decisão correta terá que tomar quando depararem com esse problema”, ressaltou o capitão Matheus David Carlucci, comandante da 2ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I).

“Eu agradeço aos diretores e professores por abrirem as portas das escolas para permitirem que possamos mostrar o nosso programa. Este é o nosso papel, estamos aqui para proteger a população”, falou o Cabo Gean Peixoto, instrutor da Proerd - juntamente com o Cabo PM Vecchia.

Formatura – Ao som da Banda Regimental da Polícia Militar, sob a regência do Sargento Correia, foi feita a entrega dos certificados de conclusão do Proerd aos alunos. Também foi feita uma premiação com medalhas para os autores das melhores redações e uma homenagem para as professoras.

“Eu vejo que as crianças mudaram de comportamento após participarem desse programa. Percebo que elas passaram a ter mais atitudes solidárias”, falou Maria Regina, professora na Emefei Vereador Laerte Retondo.

O coral da Emefei Jardim Vitória cantou músicas que empolgaram o público. “Proerd é a solução contra as drogas, o programa nos ensina a escolher o caminho correto, longe das coisas ruins da vida”, disse Beatriz Agiani, aluna da Emefei Mário Covas. “Aprendi que preciso viver longe das drogas, também aprendi que preciso respeitar o próximo”, falou Mauricio Lopes, aluno da Emefei José Leme do Prado Filho.

Também participaram do evento o secretário de Governo e vice-prefeito, Alexandre Mustafa, os vereadores Ana Paula Marciano, Angelin Lorenção e Osvando Ferreira dos Santos, o presidente da Associação Comercial, Gustavo Camargo, o administrador da empresa Viação Itupeva, Fernando Resende, e o tenente Rafael Santos.

No final as crianças tiraram foto com o mascote Dare e receberam um kit lanche, com frutas, suco, barrinha de cereal e pão.

As escolas que tiveram seus alunos formados nesta fase do Proerd foram; Emefei Bairro da Mina, Emefei Cássio Bussab, Emefei Jacob Victor Levis, Emef José Patrignani, Emefei Fazenda Pinheiro, Emefei Fazenda Calixto, Emefei Mário Covas, Emefei José Leme do Prado Filho, Emefei Laerte Retondo e Emefei Jardim Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad