Plano Verão: Defesa Civil monitora áreas de riscos em Itupeva - Itupeva Agora

Agora

27 dezembro, 2017

Plano Verão: Defesa Civil monitora áreas de riscos em Itupeva


O Plano Verão está em vigor em todo o Estado de São Paulo desde o dia 1º de dezembro. Em Itupeva, a Defesa Civil já realiza o monitoramento de áreas de risco no município, a fim de acompanhar possíveis distúrbios da natureza e agir em casos emergenciais.

O Plano Verão faz parte do programa do Governo do Estado que define ações e diretrizes para os órgãos de Defesa Civil dos municípios paulistas. As cidades também são responsáveis por abastecer com informações diárias o Banco de dados da Sidec (Sistema Integrado da Defesa Civil).

“No período da chuva, a equipe da Defesa Civil monitora as áreas de risco que já foram mapeadas pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), trabalhando com números acumulados das chuvas nos últimos três dias. Este resultado mostra se estamos em nível de observação, atenção, alerta ou alerta máximo”, destacou Marco Antônio Randa, secretário de Defesa Civil de Itupeva.

O município conta com três pluviômetros operados pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), para monitoramento das ameaças naturais em áreas de riscos. Também são realizadas pesquisas e inovações tecnológicas que possam contribuir para a melhoria do sistema de alerta antecipado, com o objetivo final de reduzir o número de vítimas e prejuízos materiais.

“No final de semana, tivemos um acúmulo de 37 milímetros por centímetro quadrado. Para decretarmos situação de alerta, são necessários 80 mm/cm²”, comentou o secretário.

Para entrar em contato com a Defesa Civil, basta ligar para 4591-8518, das 8h às 17h. Após este horário, aos finais de semana e feriados, é preciso fazer contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

“Orientamos aos munícipes que não deixem objetos como sacos de lixo, pedaços de madeira e outros entulhos em guias, calçadas e sarjetas. Tudo isso pode ser levado para as bocas de lobo pela chuva, ocasionando entupimento de galerias e acúmulo de água da chuva”, completou Randa. “Temos grupos de WhatsApp formados por moradores destas áreas, que estão sempre em contato e recebendo informações sobre a situação meteorológica. Além disso, algumas ações em córregos e rios foram realizadas ao longo de todo o ano, no sentido de minimizar os impactos provocados pela chuva forte”.

O Plano Verão segue até dia 31 de março de 2018.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad