PF faz operação em Jundiaí e Região contra o tráfico de drogas - Itupeva Agora

Agora

10 novembro, 2017

PF faz operação em Jundiaí e Região contra o tráfico de drogas

PF prendeu dez suspeitos de integrar grupo que criava empresas de fachada para comprar produtos químicos e repassá-los a fabricantes de cocaína.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (10) uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em desviar produtos químicos para o tráfico de drogas. Policiais cumprem, ao todo, 47 mandados judiciais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Dez pessoas foram presas na operação. O local onde as prisões aconteceram não foi divulgado. Foram apreendidas mais de 5 toneladas de produtos químicos (aproximadamente 5 toneladas de lidocaína e cerca de 100g de outros produtos químicos ainda não definidos) além de uma pequena quantidade de droga, R$ 184,6 mil e U$ 800 em dinheiro.

Uma investigação conduzida pela corporação apontou que um grupo utilizava empresas de fachada para comprar produtos químicos controlados e depois revendê-los a traficantes que produzem cocaína. "Criavam nomes, e-mails e documentos falsos para comprar de empresas regulares", explica o delegado Valdemar Latance Neto. Os criminosos negociavam com seis fornecedores, que também estão na mira das autoridades. "As empresas que vendiam estão sendo investigadas para saber se efetivamente elas participavam desse esquema", completou ele.

Desde o início dos trabalhos de campo, no último mês de março, os policiais já apreenderam 925 quilos de teofilina, 404 quilos de cafeína, 320 litros de acetona e 270 quilos da droga já confeccionada. Dos 47 mandados que a PF planejava cumprir nesta sexta, 11 são de prisão temporária, sete de condução coercitiva e 29 de busca e apreensão. Destes, apenas dois, de prisão, não foram cumpridos. Os suspeitos não foram localizados nos endereços indicados e estão foragidos - um deles é de Praia Grande, litoral paulista.

Além dos nove detidos que já tinham a prisão decretada pela Justiça, um homem foi preso em flagrante, durante os trabalhos de busca e apreensão, em posse de produtos químicos de uso restrito.
Policiais cumpriram os mandados na capital paulista e em diversas cidades do estado de São Paulo, como Assis, Cotia, Diadema, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba e São Bernardo do Campo. Um dos braços da operação também foi conduzido no município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

De acordo com a PF, os investigados serão indiciados pela prática de crimes de comercialização de produtos químicos destinados à preparação de drogas e associação para o tráfico de drogas. As penas previstas para os crimes variam de 3 a 15 anos de cadeia, além de multa. "A penalidade é a mesma do tráfico", afirma Rodrigo Levin, chefe da delegacia de repressão a entorpecentes.

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad